13 de janeiro de 2023

Resultado do uso de adubo sustentável é apresentado a produtores familiares de Cuiabá (MT)

 13/01/2023 | Assessoria Empaer/MT | Maricelle Lima Vieira 

O Dia de Campo serviu para demonstrar os primeiros resultados do uso do lodo de esgoto sanitário e doméstico, transformado em adubo sustentável

O produtor de leite, Paulino da Silva Filho, foi um dos participantes do Dia de Campo do projeto Biolodo – “Transformando Iodo em adubo”, ocorrido na manhã desta quinta-feira (12.10), no Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá. O evento teve o objetivo de demonstrar os primeiros resultados do uso do lodo de esgoto sanitário e doméstico, transformado em adubo sustentável.

Paulino conta com um rebanho de 17 vacas que hoje se alimenta do pasto e não tem assistência técnica. Sua propriedade está localizada na Comunidade Rio dos Peixes, no quilômetro 28, na Rodovia 251, sentido Chapada dos Guimarães.

“Conhecimento nunca é demais. Assim que recebi o convite para participar do dia de campo, organizei tudo para não perder essa oportunidade. Já aproveitei também para conhecer a equipe da Empaer que logo estarei procurando e solicitando uma visita a minha propriedade”.

Segundo o produtor, ele ficou muito interessado no adubo e pretende se inscrever para receber e usar conforme for orientado. “Sei que preciso fazer a correção de solo, porque naquela região a incidência de incêndio na época da seca é constante e o solo tem poucos nutrientes. Parte da minha renda depende do que vendo do leite e preciso melhorar para dar conta das contas que chegam todo mês”.

O coordenador do escritório regional de Cuiabá, o técnico Isaias de Oliveira, destacou o trabalho de assistência técnica e a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e a Empresa Águas Cuiabá, na iniciativa. “A união faz a força. Para dar certo como está ocorrendo foi preciso um trabalho de equipe que envolveu técnicos da Empaer, da Prefeitura de Cuiabá e especialistas no assunto da Águas Cuiabá. Não tenho dúvida que o resultado desse trabalho será referência para todo estado de Mato Grosso”, frisa Isaias.

Os produtores de leite, Paulino da Silva e Sérgio Barbosa, trocam experiências. Foto: Empaer.

O consultor da Águas Cuiabá, Benno Doetzer, traz a experiência que já é realidade no estado do Paraná. Ele disse que o uso do biolodo vem desde a década de 90, com uma fila de espera dos produtores de lá de dois anos. “É um trabalho fantástico. O adubo é rico em nutrientes e faz a diferença na produção dos agricultores do Paraná. Resultado disso é a fila de espera”.

Durante o Dia de Campo foram formalizados termos de cooperação com mais 13 produtores que assistiram a explicação de como na prática o adubo é usado e seus benefícios. Ainda na ocasião, o produtor Sérgio Barbosa de Souza, proprietário do Sítio Nossa Senhora Aparecida, primeiro a usar o adubo sustentável, mostrou aos presentes o resultado de 90 dias de aplicado o material em uma área de plantação de capiaçu. Foram tirados 10 talos da capineira, sendo que uma com uso do biolodo pesou 7 quilos e a outra sem, registrou 4 quilos. “A diferença é gritante e mostra o quando o biolodo vem para ficar e ajudar o produtor familiar. Espero que outros tenham a mesma felicidade que estou tendo aqui no meu sítio”, destaca Sérgio.    

O consultor Benno Doetzer evidenciou a experiência que já é realidade no estado do Paraná. Foto: Empaer.

Sobre o Biolodo

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a empresa Águas Cuiabá.

Ele foi lançado no Assentamento 21 de Abril, zona rural de Cuiabá e tem o objetivo de transformar o lodo biossólido produzido pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em adubo rico em nutrientes. A partir disso, todo material será destinado a produtores da agricultura familiar devidamente cadastrados.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário