27 de janeiro de 2023

EMPAER Visita propriedade em Dom Aquino que está se Estruturando para Realizar Turismo Equestre

 

Fabrício, Geraldo Lúcio e Leocir 


No dia 26 de janeiro de 2023 o Agente Técnico da COATER Geraldo Donizeti Lucio esteve realizando uma visita técnica de Turismo Rural no município de Dom Aquino, onde foram recebidos na prefeitura pelo secretário de governo Luiz Castro.


Após uma breve reunião na prefeitura com o Luiz Castro realizaram a visita no Assentamento São Bento que foi acompanhada pelo Fabrício Ribeiro da Silva que é o presidente da Associação de Agricultores Familiar do Assentamento São Bento, pelo consultor de turismo da prefeitura Luciano Borges e pelo Flávio Ferreira Guimarães  Secretário Municipal de Turismo do município. 


A referida visita teve como  objetivo realizar um levantamento geográfico e de localização, e coleta de dados  para elaboração de um pré-projeto para uma Feira permanente de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar.


Geraldo Lúcio visitou também a propriedade Fazenda Canaã. do Sr. Leonir da Silva que tem tomo atividade principal a criação de bovinos de leite e corte, com uma estrutura moderna que estava desativada mas no passado  já se chegou produziu mais de 8 mil litros de leite por dia com um plantel de Alta linhagem. 

O Sr. Leonir comentou que ficou com a sua atividade leiteira paralisada durante um bom tempo segundo ele devido às políticas de preço do setor, neste ínterim ele iniciou a construção da sua estrutura hípica que está em fase final para abertura aio público finalístico.
Leocir vai voltar para atividade leiteira e está remodelando seu curral, já adquiriu a ordenha mecânica e está  com a proposta de iniciar com 2 mil litros e gradativamente voltar a produzir a quantidade que chegou a produzir  no passado, pois vê com bons olhos a economia do leite.


O proprietário está formatando na Fazenda Canaã uma grande estrutura de Turismo Equestre para realização de atividades hípicas, com uma pista para prova de laço comprido de 40x130 metros com toda infraestrutura para realização de eventos com várias outras modalidades de esportes hípicos de forma profissional. 




No turismo equestre, o cavalo ou a mula são os responsáveis por realizar trajetos, passeios e modalidades de esportes hípicos aliados aos homens. 


As atividades podem  ser desenvolvida em forma de eventos, cavalgadas, passeios, marchas, que tem menor impacto; galope, quando ocorre um pouco de corrida; ou uma caminhada lenta. 


As cavalgadas são realizadas em várias modalidades: noturnas, ecológicas, de curta e longa duração, podendo incluir pausas para alimentação, contemplação da natureza e visitação das cidades onde são feitos os percursos.


Desportos equestres são esportes que usam cavalos como a principal parte do esporte. De forma geral o ginete é o condutor de um veiculo. no caso o cavalo.


hipismo como esporte é uma competição em que vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas de cercas de quase 2 m de altura, barreiras, muros e fossos cheios de água.


Existem várias provas de hipismo que são Olímpicas.


  • Adestramento. Os conjuntos (cavaleiro e cavalo) deverão realizar uma série de movimentos (chamados de "figuras") de diferentes graus de dificuldade. ...
  • Saltos. ...
  • Concurso Completo de Equitação (ou CCE) ...
  • Enduro. ...
  • Volteio. ...
  • Atrelagem. ...
  • Rédeas. ...
  • Pólo.


O Turismo Equestre está no radar da economia do turismo com um alto grau de importância para o segmento turístico e está no âmbito do turismo rural.


Texto Geraldo Donizeti Lucio .

Fotos Luciano Borges .

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário