26 de janeiro de 2023

EMPAER visita Cachoeira no Assentamento São Bento em Dom Aquino para Projeto de Turismo Rural

 

Fabrício, Flávio, Luiz Castro, Geraldo Lúcio e Flávio.


No dia 26 de janeiro de 2023 o Agente Técnico da COATER Geraldo Donizeti Lucio esteve  realizando uma visita técnica de Turismo Rural no município de Dom Aquino, onde foram recebidos na prefeitura pelo secretário de governo Luiz Castro.


Após uma breve reunião na prefeitura com o Luiz Castro realizaram a visita no Assentamento São Bento que foi acompanhada pelo Fabrício Ribeiro da Silva que é o presidente da Associação de Agricultores Familiar do Assentamento São Bento, pelo consultor de turismo da prefeitura Luciano Borges e pelo Flávio Ferreira Guimarães  Secretário Municipal de Turismo do município. 


A referida visita teve como  objetivo realizar um levantamento geográfico e de localização, e coleta de dados  para elaboração de um pré-projeto para uma Feira permanente de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar.


A localidade da Feira será na MT 260 que liga Dom Aquino à Poxoreo onde tem um  córrego com a  Cachoeira São Bento que fica  as margens da rodovia com outras formando um complexo de cachoeiras.


A proposta deste projeto além da venda dos produtos da agricultura familiar do assentamento será em ter a associação como gestora da Feira e da visitação na Cachoeira São Bento e no Complexo.


O local deverá ser um ponto de apoio e de parada para os viajantes daquela rodovia e um produto turístico local e regional, além de ser um emissor de turistas para o Assentamento que fica a 4 km com vários mirantes e produção associada ao turismo.


O Assentamento São Bento está localizado a  27 km de Dom Aquino e  38 poxoreu, tem um total de  40 lotes de 25 ha cada um, incluindo a Reserva comum, onde residem 59 famílias, que tem Criação de bovino de corte e  leite, aves, suínos, peixes,  caprinos, ovinos, equinos, plantam milho, mandioca l, melancia, hortaliças, fabricam  Doces, queijos, requeijão, rapaduras , bolos, pães e com um cenário propício para o turismo.

 

Na oportunidade visitaram também a propriedade Fazenda Nova Canaã do Sr. Leonir da Silva  onde está formatando uma grande estrutura de Turismo Equestre para realização de atividades hípicas, com uma pista para prova de laço comprido de 40x130 metros com toda infraestrutura para realização de eventos de forma profissional. 









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário