13 de janeiro de 2023

Empaer: alimentação adequada eleva produção mensal de leite em mais de 50% B

Assistência da Empaer quanto a tecnologias de pastejo rotacionado e produção de silagem de capim elefante auxiliam produtores de leite em Mato Grosso 

leite - cadeia leiteira

A implantação de tecnologias de pastejo rotacionado e produção de silagem de capim elefante são algumas alternativas que vem, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Assistência Técnica(Empaer), auxiliando a agricultura familiar na produção de leite. Em Mato Grosso, pequenos produtores estão vendo ganhos em  aproximadamente 51% na produção mensal sem ampliar a quantidade de animais.

+Empaer inicia em fevereiro vendas de alevinos de tambacu e tambatinga para cativeiro

Há três anos o Sítio Recanto Feliz, em Pedra Preta, vem recebendo assistência técnica da Empaer. A propriedade conta com um rebanho leiteiro de 25 animais, sendo 15 vacas em lactação e produz cerca de 100 litros de leite por dia. Além disso, dos 68 hectares de área, 34 são reservados para o pasto e produção de capineiras e milho

Segundo o produtor William Lopes de Oliveira, a maior dificuldade era alimentar o rebanho na época da seca e ter renda para comprar a ração.

Seguindo as orientações técnicas, a família foi inserida no Programa MT Produtivo Leite da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Eles foram contemplados com investimento que oportunizou a implantação da URT – Unidade de Referência Tecnológica – com a formação de dois hectares de pastagem, uma área de descanso com bebedouro, além de um hectare onde foi plantado capineira e milho.

sítio Recanto Feliz produção de leite montagem empaer

Antes e depois do Sitio Recanto Feliz, em Pedra Preta, após assistência técnica da Empaer. Foto: Empaer

Implantação de tecnologias reduz custos de produção

De acordo com a técnica da Empaer, Raquel de Mattos Cazonato, a implantação de tecnologias para melhorar a alimentação dos animais, além de reduzir os custos de produção, proporciona ganho na qualidade e quantidade de alimentos produzidos na propriedade.

+Empaer espera coletar 1,2 milhão de sementes para reflorestamento

No caso da propriedade em Pedra Preta, explica a técnica da Empaer, foi planejada a produção de volumosos para o período de seca, bem como plantado um hectare de milho e meio hectare de capim-elefante BRS Capiaçu para produção de silagem.

“Com o fornecimento de silagem de milho e de capim-elefante o produtor reduziu o uso de concentrado em 40%, representando uma economia de meia tonelada de ração por mês para 15 animais”, pontua a técnica da Empaer, revelando ainda que foi reformada uma área de dois hectares onde já existia uma pastagem, mas em estado de degradação.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Nenhum comentário:

Postar um comentário