20 de dezembro de 2022

TRILHA ECOTURÍSTICA E RELIGIOSA-Instituto INCA apresenta estudo de viabilidade para a retomada do Caminho de Santana

 



Um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura, economia criativa e de peregrinação, entre Cuiabá e Chapada 


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

Você já ouviu falar do “Caminho de Santana”? O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação traz o projeto que pretende retomar o antigo roteiro do “Caminho de Santana”, com a implantação de uma trilha ecoturística, histórica, cultural e religiosa, entre as unidades de conservação ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Na manhã desta quarta-feira (21.12), uma equipe técnica fará o percurso de quatro horas, partindo da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada, para conferir a viabilidade da trilha.

A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é salvaguarda e resgatar a viagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada. Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo e a economia criativa. 

Para que isso aconteça, o projeto está realizando o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, em um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda, colocará à disposição de fiéis refazer a trilha percorrida no século 18, em pleno Mato Grosso, no centro geodésico da América do Sul, com a imagem de Santana ao ser entronizada em sua igreja chapadense. Semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa. Seria uma trilha cultural e religiosa, com sustentabilidade.

“No que se refere à oferta de produtos da produção associada ao turismo, a trilha Caminho de Santana será um atrativo ímpar para Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Os agricultores familiar e moradores nas comunidades tradicionais poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e venda de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais e de economia criativa, oferecido aos caminhantes”, destaca o consultor do projeto, Jaime Okamura.

A equipe da visita e caminhada técnica sairá, às 8h, a partir da Trilha Top de Fita, na Comunidade Rio dos Médicos, com parada no sítio do artesão Romualdo, e segue até a Pousada do Parque, com o apoio logístico de uma Van que fará o resgate dos trilheiros ao meio-dia. Após o almoço, retomam às 14h com uma visita na Igreja de Santana, em Chapada dos Guimarães, e retornam às 15h para Cuiabá. 

Serão 11 pessoas do projeto, mais uma convidada representante do Anda Brasil - Confederação Brasileira de Esportes Populares, um fotógrafo e um condutor de trilhas da comunidade do Rios dos Médicos.

O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT) e conta com a realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT). Também parcerias da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo LTDA e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário