12 de dezembro de 2022

Todos os olhares para Cuiabá. Capital sedia Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero e Prêmio Lixo Zero Brasil

 


WhatsApp Image 2022-12-08 at 00.39.48 (1).jpeg

Dia 15 de dezembro, a partir das 8h, no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá será palco de dois grandes eventos com apresentações de casos de sucesso e homenagens.

 

Cuiabá sediará no próximo dia 15 de dezembro, o Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero e o Prêmio Lixo Zero Brasil 2022, evento promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, sendo esta a quinta edição e a primeira do centro-oeste brasileiro.

Com o objetivo provocar a mudança de comportamento do cidadão, através da promoção das boas práticas, do exemplo, a cidade receberá mais de 20 casos incríveis que fizeram a diferença neste ano, incentivando a redução, reuso e inovação, a reciclagem, a educação ou ainda, propondo políticas públicas e ações comunitárias, inspirando milhões de pessoas.

Em 2022, com o apoio na realização do Centro Sebrae de Sustentabilidade e Teoria Verde, serão dois grandes eventos no mesmo dia, o Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero, onde os projetos que foram destaque no ano, farão apresentação do seu caso de sucesso, e o Prêmio Lixo Zero Brasil, com a celebração desse reconhecimento.

O Encontro será gratuito, tendo inscrições limitadas, com abertura às 8h (Cuiabá), apresentações dinâmicas e pausa para almoço no local às 12h, retornando às 13h e finalizando às 16h.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

CONFIRA QUEM ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO

REDUÇÃO E REUSO

Comida Invisível | São Paulo/SP

Por meio do uso de tecnologia e geolocalização, o aplicativo Comida Invisível conecta quem tem alimentos em condições de consumo com quem precisa deles. 

 

EDUCAÇÃO

Escolas Lixo Zero | Rio de Janeiro/RJ

O Programa Laboratório de Estudos Aplicados na Educação do Estado do Rio de Janeiro tem por objeto tornar a rede pública estadual de ensino referência na educação para a sustentabilidade segundo práticas de lixo zero. Conheça os processos para a Certificação Lixo Zero.

 

LOGÍSTICA REVERSA

Reciclus | São Paulo SP

A Reciclus é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.

 

COMPOSTAGEM

Associação Brasileira de Compostagem | Sorocaba/SP

A Associação foi formada para conectar, valorizar e organizar o setor rumo ao desenvolvimento e ampliação da compostagem no Brasil. Reúne as principais instituições e empresas do segmento.

 

INICIATIVA PÚBLICA / COMUNICAÇÃO

Secretaria de Comunicação de Manaus | Manaus/AM

A Secretaria de Comunicação da cidade de Manaus abraçou o movimento Lixo Zero e desenvolveu campanhas publicitárias educativas para a população.

 

RECICLAGEM E SISTEMAS DE RECICLAGEM

Grupo Muda | São Paulo/SP 

O Muda faz Gestão de Resíduos e Educação Abiental em mais de 500 condomínios em toda cidade de São paulo, garantindo a destinação correta de resíduos recicláveis que são doados para 15 Cooperativas de baixa renda parceiras.

 

INFLUENCIADOR

Verdes Marias | São Paulo/SP

As Verdes Marias, três irmãs que compartilham nas redes sociais práticas sustentáveis do dia-a-dia que chamam de microrrevoluções. O tema principal é o resíduo e como evitá-lo. Estão em todas as redes sociais onde abordam os temas redução no consumo, compostagem, reciclagem e trocas lixo zero. 

 

CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Campari Group | Olinda / PE

A Campari Suape possui uma gestão assertiva de todos os resíduos gerados em seu processo de fabricação, incluindo indicadores relacionados ao índice de reciclagem da fábrica e constante monitoramento dos envios para aterro. Alcançaram o percentual de desvio de aterro acima de 98%. É a primeira planta do Grupo e a primeira Indústria da região a obter esta certificação.

 

CATADORES E ASSOCIAÇÕES

CENTCOOP | Brasília / DF

A CENTCOOP atua em rede em defesa de uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras da coleta de materiais recicláveis do Distrito Federal. Enfatiza os valores do cooperativismo, da economia solidária e do tratamento humano igualitário para todas as pessoas envolvidas com o processo de reciclagem no Distrito Federal.

 

EVENTOS LIXO ZERO

Verdear Eventos + Sustentáveis | Fortaleza/CE

Uma unidade de negócios da Yby Soluções Sustentáveis, que atua desde 2019, com o propósito de levar experiências de sustentabilidade para eventos, através da responsabilidade compartilhada. Possui 3 cases de eventos certificados Lixo Zero e o maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina em processo de certificação.

 

CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Pedro Daltro e Francesco Moliterni | Brasília/DF

A primeira embaixada Lixo Zero do mundo foi a da Itália no Brasil. Recebeu o Prêmio Internacional de Resíduos das Embaixadas Italianas devido a Certificação Lixo Zero da Embaixada do Brasil. Realiza a Semana Verde da Embaixada baseada no Lixo Zero, promovendo diversos eventos e encontros.

 

CIDADE LIXO ZERO

Pátios de compostagem nos bairros | Florianópolis / SC

A cidade inova com pátios de compostagem remunerados e descentralizados.

Quatro organizações receberam ordens de serviço para processar em torno de 70 toneladas de resíduos orgânicos por mês, mediante pagamento da prefeitura.

 

MATÉRIA JORNALÍSTICA

TV Anhanguera – Afiliada à Rede Globo em Goiás | Goiânia / GO

A reportagem produzida pela TV Anhanguera em Goiânia, referente ao Dia Lixo Zero, foi veiculada na capital Goiânia, afiliadas no interior do estado e no Jornal Nacional, ajudando a difundir o conceito Lixo Zero. 

 

COMUNICAÇÃO

A revolução começa aqui | São José/SC

O Documentário conta os processos que a escola passou para chegar a ser a primeira escola Lixo Zero do Brasil. A visão dos professores, alunos, diretores, equipe de limpeza, cozinheiras e pais. Saiba como foi a repercussão positiva regional e posteriormente nacional e como o Instituto Lixo Zero lidou com as dificuldades para conseguir essa transformação. 

 

LIXO ZERO AMÉRICA LATINA

Basura Cero Uruguai | Montevidéo/Uruguai

Colabora com o Instituto Lixo Zero desde sua formação, criou o Basura Cero Uruguai e ajuda a expandir o Lixo Zero para a 

Nenhum comentário:

Postar um comentário