30 de dezembro de 2022

Quem era quem foi Pele ?

 
Jovens que não o conheceram, perguntarão :

Quem era Pelé ?

Um menino nascido no Brasil na cidade de Três Corações , pobre e humilde , que com seus pés se tornou uma lenda mundial.

Jovem com seus 16 anos entrou na Seleção Brasileira de Futebol com 17 já foi Campeão do Mundo , sua técnica e força física era fenomenal , incomparável.

Na sua época não tinham os complementos alimentares e tratamentos hormonais atuais , nada de alta tecnologia corporal para aumentar o desempenho , Ele era muito forte.

Foi Tri-Campeão Mundial , fato inédito para qualquer outro jogador de futebol , ninguém o superou nessas conquistas.

De acordo com o Guinness Book  , Livro dos Recordes , Pelé marcou em sua carreira 1281 gols , sendo o maior artilheiro da história do futebol.

Parou duas guerra civis no Congo e na Nigéria em 1969, durante excursão do Santos à África , a presença de Pelé fez cessar conflitos , caso incomparável , nunca ocorrido.

Pelé foi o responsável por eternizar a camisa 10 , depois dele , todos os craques do mundo começaram a vestir a 10 do seu time , a camisa dez virou o estigma do craque , depois de Pelé.

Foi reconhecido e nomeado como o Atleta do Século pela Confederação Olímpica Mundial , sem nunca ter jogado em uma Olimpíada , a França foi o primeiro país a lhe dar o reinado de Rei do Futebol.

Foi recebido por Reis e Presidentes de várias nações pelo mundo afora , reconhecido como o Rei do Futebol , o mundo em sua época se curvou a sua habilidade e vitórias.

O nome e a imagem de Pelé durante muitas décadas foi a mais reconhecida no mundo , talvez a única que poderia ser comparada com Pelé era a Rainha Elizabeth , mas , o nome Pelé e imagem era mais conhecida que Ela.

Tudo isso , num mundo sem tecnologia , sem internet , sem redes sociais , mas , nós Brasileiros tínhamos Pelé , qualquer brasileiro pelo mundo afora para ser reconhecido e bem tratado , dizia a palavra mágica : Pelé.

Até agora vários Presidentes já postaram mensagens em sua homenagem póstumas , dentre outros o Presidente americano Piden , desde a ONU , a NASA , a UNESCO e os maiores jornais do mundo o Washington Post e o The Guardian todos estão falando da morte do Rio do Futebol.

Quem pode superar os feitos do Atleta do Século , ninguém , por ser Ele simplesmente PELÉ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário