21 de dezembro de 2022

Fotos e Texto da Visita Técnica do Agente Tecnico da EMPAER na Comunidade Rio dos Médicos e Trilha Tope de Fita

 
Agente Tecnico da COATER/ EMPAER, Geraldo Donizeti Lúcio, esteve nesta quarta-feira (21.12), uma equipe técnica realizando o percurso de de Caminhada na Natureza saindo da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada dos Guimarães com a finalidade de avaliar in’loco a viabilidade da trilha Caminhos de Santana como um futuro produto turistico.


A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é de fazer um resgate da viagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada dos Guimarães. 


Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo religioso, o turismo rural, a produção associada ao turismo, o turismo de aventura, o turismo histórico e cultura e a economia criativa. 


Para que isso aconteça, o projeto fez um estudo  de prospecção e de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social envolvendo vários atores e a comunidade local 


A proposta será de um circuito de caminhada na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda, colocará à disposição de fiéis refazer a trilha percorrida no século 18, em pleno Mato Grosso, no centro geodésico da América do Sul, com a imagem de Santana ao ser entronizada em sua igreja chapadense. 


A exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, que é uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa, este pretende ser o primeiro Circuito Religioso formatado em Mato Grosso com sustentabilidade.


Quanto  à oferta de produtos da produção associada ao turismo,  o objetivo será usar os saberes e fazeres dos Agricultores Familiar e da Comunidade do entorno.

A trilha Caminho de Santana será um atrativo ímpar para Cuiabá e Chapada dos Guimarães. 


Os agricultores familiar e moradores nas comunidades tradicionais poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e venda de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais e de economia criativa, oferecido aos caminhantes.


A equipe da visita técnica e caminhada saiu de Cuiabá as 5:30 hs  com destino a Comunidade Rio dos Médicos 


As 7 hs  tomaram um reforçado café da manhã no restaurante do Seo Mimoso, 


As 8 hs saíram em sentido a Trilha Top de Fita, na Comunidade Rio dos Médicos, fizeram uma breve parada no sítio do artesão Romualdo para conhecerem seus produtos e compras.


Na sequência passaram a subir  a trilha o Tope de Fita  foram 7 km de trilha até a Pousada do Parque e lá com o apoio logístico de uma Van receberam o resgate  as 13:30 hs.


Foram até Chapada almoçaram, fizeram uma visita na paróquia Nossa Senhora de Santana onde foram recebidos pelo pároco local.


 As 16 hs retornaram  para Cuiabá. 


Ao todo foram 14 pessoas envolvidas na atividade sendo convidadas pela coordenação do projeto, sendo uma convidada representante da Rede Brasileira de Trilhas, da Confederação Brasileira de Esportes Populares, um fotógrafo e um condutor de trilhas da comunidade do Rios dos Médicos e o Agente Tecnico da EMPAER.


LISTA DE PRESENÇA 



O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT) e conta com a realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT). Também parcerias da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo LTDA e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).  





































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário