19 de dezembro de 2022

A economia criativa expande o universo da economia e da cultura


A economia criativa expande o universo da economia e da cultura

A crise de identidade cultural faz parte do processo de mudança contemporânea, que está abalando as referências de pertencimento. A sociedade em rede e o poder crescente da identidade são processos sociais interligados, que definem a transformação social no século XXI.

Quanto mais o mundo se torna global, mais as pessoas se sentem locais. A identidade territorial é uma força fundamental de pertencimento. A nação é um sistema de representação cultural simbólica, que dá significado e importância a nossa existência. O que constitui uma cultura nacional são as memórias do passado, o desejo de viver em sociedade e a perpetuação da herança.

Uma questão de vontade política

O interesse e o compromisso para que a cultura se torne parte integrante das políticas de governo, tem sido uma atitude de poucos dirigentes. As políticas culturais precisam prever em seu planejamento, as suas diversas fontes de financiamento. É preciso antecipar-se aos problemas e prever mecanismos para solucioná-los.

A decisão de manter políticas culturais no apoio à produção artística é uma questão de vontade política, que contribui para o reconhecimento da produção cultural e para a construção permanente da identidade territorial.

É preciso quebrar a resistência de muitos empresários, para a sua participação ativa no investimento social e cultural. Uma lei de incentivos fiscais para a cultura não é o único instrumento de captação de recursos financeiros para o setor. No Brasil, a tradição de recursos privados na área cultural é inexpressivo e pouco se fez para atrair investidores.

_______

A diversificação de fontes de financiamento, seja pública ou privada, é uma das possibilidades de se garantir a estabilidade para o setor cultural.

_______

Embora as artes sejam parte da cultura, a criatividade é um elemento intrínseco a elas e mais compatível em seu diálogo com o mercado. A economia criativa expande o universo da economia e da cultura, por agregar valor às cidades e contribuir cada vez mais para a concentração de áreas criativas, tais como: publicidade, moda, design, música, literatura, arquitetura, gastronomia, artesanato, audiovisual, cinema, arte midiáticas e tantas outras.

A arte e a cultura no núcleo da economia criativa, passa a ter mais visibilidade e muda o olhar e a postura dos artistas e produtores culturais, para dialogar com outros profissionais que nada têm a ver com o mundo das artes e da cultura, mas contribuem com infraestruturas de apoio à economia criativa.

O elemento criativo e simbólico

Por outro lado, temos o novo perfil dos consumidores que privilegiam em suas escolhas o elemento criativo e simbólico. As estratégias de comunicação também assumem papel fundamental para legitimar produtos à frente do mercado e como exemplo, destaco o segmento da moda.

A globalização trouxe a moda criativa com identidade nacional a partir de 1990, quando estilistas brasileiros incorporaram a arte popular do Brasil nas suas criações, valorizando as rendas, os bordados e outras tipologias do nosso artesanato.

_______

SEBRAE tem contribuído para ajudar empresas a pensar em novas formas de fazer negócio, com ações para o fortalecimento dos diversos setores, trazendo diferencial competitivo e estratégico, para o desenvolvimento cultural regional.

_______

O artesanato também é um segmento que faz parte da cultura regional e tem sido beneficiado com as consultorias de designers para melhoria de peças artesanais e o acesso a mercados. O artesanato paraibano estará na vitrine do CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro – RJ, no período de 16 de dezembro de 2022 a 15 de março de 2023, como negócio inovador e criativo.

Turismo é outra atividade econômica que vem inovando o seu conceito, tendo a criatividade e a cultura como elementos fundamentais do desenvolvimento econômico local, nas experiências únicas das rotas e roteiros turísticos.

Fundamental 

A cultura e as artes cumprem um importante papel nas estratégias de requalificação de regiões e cidades, em articulação com áreas de segurança, limpeza, conservação urbana, iluminação e outras. Por isso é fundamental que os setores público e privado, passem a fomentar a economia criativa e a pensar o desenvolvimento, como um processo relacionado às capacidades criativas das pessoas.

Imagem de capa: A economia criativa expande o universo da economia e da cultura. Foto: Reprodução | Divulgação | Conexão Boas Notícias – O artesanato paraibano – vitrine do CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro – RJ

Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta

Nenhum comentário:

Postar um comentário