24 de novembro de 2022

Na COP, MT lança "passaporte verde" para evitar boicotes ao agro brasileiro


Felipe Leonel

Repórter | Estadão Mato Grosso

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso

image

Mato Grosso foi o estado que melhor se posicionou na Conferência do Clima (COP 27), de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda. A comitiva mato-grossense, liderada pelo governador Mauro Mendes (União), viajou para o Egito no dia 9 deste mês e chegou de volta em Cuiabá na madrugada desta segunda-feira (21).

Na avaliação de Cesar Miranda, o governador de Mato Grosso foi o que mais se destacou no evento, ao mostrar os avanços que o estado tem feito para zerar as emissões de gases de efeito estufa, além do combate ao desmatamento ilegal e as medidas adotadas para combater as mudanças climáticas, como a recuperação de áreas degradadas.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Ainda durante a COP, o secretário lançou o ‘passaporte verde’.

“O passaporte verde são várias práticas para mostrar que a nossa pecuária é muito sustentável, onde existe a rastreabilidade daquilo que é exportado. Em síntese, Mato Grosso foi quem mais apresentou propostas e soluções, trabalhos que já vêm sendo feitos, que estão sendo otimizados a cada dia”, pontuou.

Na sua primeira entrevista após voltar da viagem, o secretário também pontuou que, apesar da recessão econômica que o mundo deve enfrentar em 2023, Mato Grosso está bem posicionado e conta com o processo de agroindustrialização como principal fonte de geração de emprego. Além disso, argumenta Cesar Miranda, a indústria de Mato Grosso é sustentável.

“As projeções para o ano de 2023, com recessão mundial, mas graças a Deus, Mato Grosso está muito bem posicionado. Nós temos uma responsabilidade: garantir a segurança alimentar não só do Brasil, como do mundo todo. Nós vamos continuar crescendo, gerando empregos e acabando cada vez mais com a desigualdade social”, afirmou.

No evento, os representantes de Mato Grosso voltaram a defender o desmatamento ilegal zero, assim como medidas como o ‘passaporte verde’, que visa evitar boicotes aos produtos do agro brasileiro. Presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, defendeu a criação de um plano de comunicação para a implementação do ‘passaporte’.

“Precisamos fortalecer a nossa reputação, mostrando a verdade. A gente não precisa de imposição e de boicote, queremos parceria”, afirmou Penido, se referindo a uma norma da União Europeia que pode boicotar produtos que tenham origem de áreas com desmatamento, legal ou ilegal, de todo o mundo, o que pode prejudicar o agronegócio brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário