28 de outubro de 2022

Fotos e relatos da Visita Técnica de Turismo Rural no Ateliê de Artesanato do Agricultor Familiar Sr. Romualdo na Comunidade Rio dos Médicos em Cuiabá

 

Sr. Romualdo e Geraldo Donizeti Lúcio 

Hoje dia 28 de outubro de 2022 eu (Geraldo Donizeti Lúcio Agente Técnico da EMPAER) estive realizando uma visita técnica de turismo rural na Comunidade Rio dos Médicos que fica localizado no Distrito do Coxipo do Ouro no município de Cuiabá - MT.


Na oportunidade visitei a propriedade do Agricultor Familiar Romualdo Pães da Silva e da Dona  Iraci Guimarães da Silva, na Chácara São Lucas, Sítio Pé da  Serra, de 4,5 hs


O Sr. Romualdo na sua apresentação me disse que o seu nome é Romuardo  e a sua esposa Iraci que estava sempre por perto passou a discutir essa situação do nome correto, enfim passei a trata lo como Romualdo.


Ele tomou logo a iniciativa de me mostrar  o seu Ateliê de Artesanato.  Sr. Romualdo está com 87 anos de idade e atualmente se dedica em confeccionar objetos em madeiras tais como: tábuas de carne, pilões colheres de pau, violas de Cocho, bancos, cadeiras, gamelas, ganzás, etc.


Sr. Romualdo mostrou também o seu quintal com várias árvores  com destaque para mangueiras que além de  produzir frutos servem para  sombra com bancos embaixo para atender as demandas dos visitantes que já aparecem por ali disse Romualdo, essas pessoas vem em busca de acessarem as trilhas do Morro São Jerônimo  e Top de Fita. Esses caminhantes passam pela propriedade como um ponto de apoio.


A lavoura de mandioca, frutas, horta e criação de aves atualmente são atividades desenvolvidas como subsistência e tendo excedente ele vende na própria propriedade.


Na visita pude ver que o Sr. Romualdo tem um veículo, uma Kombi que está quebrada dificultando ele ir até as feira para levar seus produtos, desde então as suas vendas são realizadas in’loco.


Como um casal religioso eles doaram em sua propriedade um lote para construção de uma igreja evangélica, igreja esta em que ele é assíduo frequentador e até me deu o seu testemunho de mudança de vida no momento em que assumiu a sua fé em Jesus Cristo.


No final da minha visita me restou um sentimento de satisfação, não apenas pelo trabalho realizado, mas por ter conhecido este casal e na pessoa do Sr. Romualdo ter aprendido em pouco tempo muitas lições novas de vida.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário