24 de outubro de 2022

Ciclo de palestras capacita agricultores e jovens rurais em Nova Ubiratã

 Voltar

Palestras sobre vacinação contra febre aftosa, crédito rural, aposentadoria e outros.

Rosana Persona | Assessoria/Empaer/MT 

A Ação contou com a participação de 61 produtores e jovens rurais. - Foto por: Empaer/MT
A Ação contou com a participação de 61 produtores e jovens rurais.
A | A

Durante dois dias (18 e 20/10), foi realizado o evento “Ação Rural”, na Comunidade Entre Rios, no Assentamento Boa Esperança I, II e III e Piratininga, localizado no município de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá).  O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal, Senar-MT e Sindicato Rural, promoveu um ciclo de palestras sobre vacinação contra febre aftosa, políticas públicas, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), aposentadoria rural e outros.  A Ação contou com a participação de 61 produtores e jovens rurais.

Empaer?MT

Participação de produtores e jovens rurais

O Extensionista da Empaer, Thiago Ribeiro, proferiu palestra e esclareceu sobre a substituição da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) para o CAF, a partir do mês de novembro. O CAF é um instrumento usado para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar. Também esclareceu aos participantes a utilização do Crédito rural, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aposentadoria e outros. O engenheiro agrônomo da Empaer, Fábio Carrocini, auxiliou na organização do evento e tirou dúvidas dos participantes.

Com objetivo de levar o atendimento e informações aos assentamentos, a médica veterinária do Indea, Ana Carolina Elgert, falou sobre a última campanha de vacinação da Febre Aftosa, já que em 2023, não será mais obrigatória a vacinação preventiva. A médica veterinária, sugeriu os agricultores para redobrarem a atenção com os animais e alertou aos jovens rurais quando perceberem sintomas da Febre Aftosa avisar o mais rápido possível seus pais.

A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Bruna Larissa Silva dos Santos, enfatizou as políticas públicas do município, voltadas para os agricultores familiares, como a entrega de calcário, distribuição de compostagem formulada e elaborada para atender às demandas de horticultores locais, assistência técnica para piscicultura, patrulha mecanizada e outros.

Na avaliação dos organizadores, a “Ação Rural” atingiu seu objetivo que era levar informação e atender as necessidades dos agricultores, diante da temática discutida.

Evento foi realizado na Comunidade Entre Rios, no Assentamento Boa Esperança I, II e III e Piratininga

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário