23 de setembro de 2022

Visita técnica identifica novos atrativos e reforça rota do turismo rural em comunidade de Chapada dos Guimarães

Maricelle Lima Vieira 

Assessoria Empaer

Depois de 30 dias da última visita à Comunidade Água Branca, em Chapada dos Guimarães, os técnicos da Empaer, Geraldo Donizeti Lucio e Elienai Correia - retornaram para dar andamento ao processo de Formatação, Estruturação e Qualificação do Turismo Rural. 

Durante dois dias, quarta e quinta-feira (21 e 22.09), junto com os moradores da região, foram oportunizadas mais uma vez a troca de experiências e vivências que irão auxiliar na elaboração de um projeto que irá mudar a realidade dos moradores e agricultores de Água Branca. 

Desta vez, no primeiro dia, atendendo a convite, o gerente da cooperativa de crédito, Sicredi, de Chapada dos Guimarães, Eduardo Franquini,  aproveitou a oportunidade para destacar que a agência está na cidade há três anos com 3,5 mil associados. Ele lembrou que no inicio, eram apenas 120 associados. 

Na reunião realizada na associação de moradores, Eduardo explicou sobre as opções de linhas de crédito e o modelo de trabalho da cooperativa que segue dois pilares: o econômico financeiro e o social. 

“Quando fui convidado para conhecer a proposta de formatação do turismo rural, me coloquei a disposição e estamos aqui para somar”. 

Referente à parceria na iniciativa, ele fez compromissos em apoiar com patrocínio na promoção e divulgação na identificação visual, com a produção de placas, por exemplo. 

“A comunicação visual de uma região turística é tudo. Os pontos turísticos depois de formatados precisam estar identificados para facilitar o acesso dos turistas”. 

Na programação das visitas, a primeira propriedade, do senhor Regino Nunes, 75 anos, popular Tico-tico, foi identificado um riacho com uma pequena cachoeira, batizada na ocasião de cachoeira da garganta, devido uma leve queda d´água. Seo Tico-tico está aberto a abrir sua propriedade para visitantes com possibilidade de oferecer ainda uma área de camping. “Somos agraciados com uma área muito bonita com muitas montanhas e riachos. Deixar tudo isso guardado é um pecado”, disse ele. 

Logo em seguida, foi à vez da fazenda do produtor Teilon Theodoro que irá apostar na carne de lata, uma iguaria utilizada pelos camponeses na época que não tinha geladeira. “Muitos que  experimentam gostaram muito”, reforça ele. 

Sobre a iniciativa, Tailon disse estar confiante que a iniciativa irá trazer novas expectativas aos moradores. “Aqui tem opção pra tudo. A região é muito rica em belezas naturais e associar com a nossa produção rural só tende a dar certo”.

Encerrando o dia de visitas, a equipe foi recepcionada pelo casal, dona Maria Conceição e Seo José. Juntos há 60 anos, ambos ressaltaram o orgulho de terem criado os filhos com a lida da roça. Dona Cota como é conhecida, mais comunicativa, contou que junto do marido plantam mandioca para produzir farinha e polvilho que segundo ela, são melhores que os vendidos em supermercado. “A lida é sofrida, mas enquanto tiver saúde não vamos largar a enxada de jeito nenhum. O turismo aqui pra nós vai ajudar a vender nossos produtos, além de movimentar a região”. 

No segundo dia, as visitas seguiram em potenciais atrativos e bate-papo com moradores. Entre eles, do Lorival Leandro Alves, que sonha em montar pistas de motocross e de caminhada em sua  propriedade. Ele apresentou a equipe o Morro do Mel, nome também batizado na ocasião devido um enxame de abelhas jataí no seu platô.

“Ter um morro de beleza incomparável como esse em minha propriedade é uma benção. Preciso saber como devo explorar de forma consciente e sustentável ambientalmente. Estou muito empolgado com o trabalho da Empaer e acredito que logo daremos novos passos”, frisa Lorival.

Segundo a técnica Elienai Correia, os trabalhos estão apenas começando e novas visitas serão realizadas para dar continuidade ao processo de catalogação dos potenciais atrativos turísticos. 

“É um trabalho técnico e minucioso. Nesse primeiro contato, conversamos, trocamos ideias, orientamos e seguimos aglutinando novos parceiros que irão fazer a diferencia na iniciativa. 

Desta vez apresentamos a construção da formatação para o Sicredi, nas próximas visitas serão outros e, assim segue a lógica”.

Já Geraldo Donizeti Lucio que é especialista em turismo rural, enfatiza da importância da participação dos moradores da comunidade Água Branca. “Nas nossas visitas venho percebendo que mais moradores têm mostrado interesse em participar. Assim vamos construindo o projeto que só dará certo com o apoio de todos”. 

Durante os trabalhos, novos moradores foram cadastrados e visitas serão agendas em datas futuras, além da identificação de potenciais parceiros que estarão juntos na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário