26 de setembro de 2022

Turismo Rural, realidades, comprometimentos características e conceituação - *por Geraldo Lúcio

 A busca do homem contemporâneo por locais naturais e autênticos em seu tempo livre é crescente.

O interesse pela vida do homem do campo faz com que o turismo rural acompanhe esta tendência.

Em contrapartida, os responsáveis por estas atividades começam a vislumbrar uma alternativa para incrementar suas rendas, com a implantação de atividades conhecidas como turismo rural.

Nasce então o desafio de adaptar e estruturar as unidades produtivas à prática desse novo tipo de turismo.

Um dos  objetivos do turismo rural autêntico parte dos pressupostos de se verificar se a realidade apresentada está de acordo com os conceitos e concepções meramente teóricas.

Ao se  comprar um produto de turismo rural, é considerado se as características e ruralidade têm sido preservadas para a formatação deste produto turístico específico.

 O turismo rural comercializado é, de fato o turismo rural?

No estudo de prospecção para a formatação de um produto de turismo rural é importante que os  dados analisados sejam  obtidos junto a moradores locais, associações, cooperativas, grupos formais e informais, assentamentos, comunidades tradicionais, grandes e médias fazendas contemporâneas e históricas, afim de subsidiar projetos para o turismo rural.

No tocante  as características básicas do lado da oferta turística,  desta tipologia de turismo a expectativa é de que o meio rural é quem reúne todas as informações necessárias para o sucesso deste negócio, ficando o meio urbano com subsidiário complementar e  estar no lado da demanda

 Embora nenhuma generalização possa ser feita, fica aqui uma  alerta sobre uma base conceitual importante  do turismo rural, quem define o que é espaço rural e espaço urbano é o IBGE – Portanto as atividades que se realizam em cada um deste espaço é o que o caracteriza e o identifica – Sendo assim  o Turismo Rural é um segmento turístico que está no âmbito das atividades realizadas no meio rural (Perímetro Rural).

Turismo Rural é aquele que, do ponto de vista geográfico, acontece no espaço rural; 

Do ponto de vista antropológico, oferece ao visitante a possibilidade de vivências da cultura rural local; dos  saberes e fazeres de um povo.

Do ponto de vista socioeconômico, representa um complemento às atividades agropecuárias e, finalmente, do ponto de vista do imaginário, atende às expectativas de evasão da rotina urbana e de realizar outras experiências de vida

Ou seja, em suma: Turismo Rural é atividade realizada no meio rural apropriada por atores de cultura local rural e estimulada por um fluxo de pessoas que desejam a contemplação dos significados da sociedade local e seu entorno natural, com retorno para a economia regional. 


Geraldo Donizeti Lúcio

Técnico Agrocpecuário

Economista 

Especialista em Turismo Rural

Agente Técnico da EMPAER - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário