26 de setembro de 2022

Índice de ruralidade

O índice de ruralidade mensura as dimensões no que tange o que é rural

Há ainda o conceito de índice de ruralidade, o qual tem o objetivo de fazer a análise das dimensões do que diz respeito ao rural, sendo:

– Tamanho de uma população;

– A sua densidade;

– E também a sua homogeneidade.

As três dimensões citadas foram propostas por Wirth e compõem o que ele considerou como as grandezas do modo de vida.

Mas ainda sobre esse índice de ruralidade, houve um estudo importante publicado no ano de 1977 por Cloke. E para esse estudo ele usou como base variáveis referentes à demografia, a taxa de emigração e a taxa de imigração, os quais seriam usados para a mensuração dessa.

Tempos mais tarde haveria em diferentes países propostas para fazer a medição da ruralidade. E foi isso o que houve nos Estados Unidos, onde a mensuração considerou elementos como a densidade e o tamanho populacional, por exemplo.

Também, na Romênia foi desenvolvido um índice de ruralidade, onde o mesmo foi usado na região de Sălaj, entre 1990 e 2008. Esse índice levou em consideração variáveis que tinham relação com a agricultura, a força de trabalho e também com os índices populacionais, por exemplo.

E em Portugal houve também um autor que criou um índice com o intuito de mensurar a ruralidade em Trás-os-Montes e do Douro. Isso se deu em 1996 e foram usadas distintas variáveis para isso, considerando: emprego, economia, localização e outros.

Fonte:  https://conceito.de/ruralide

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (14 de Fevereiro de 2016). 

Conceito de ruralidade. Conceito.de. https://conceito.de/ruralide



Nenhum comentário:

Postar um comentário