5 de setembro de 2022

Relatos, Fatos e Fotos do Geraldo Lúcio, Agente técnico da EMPAER em visita no Projeto de Turismo Rural Caminhos do Morro em Santo Antônio do Leveger


 
Geraldo Lucio da EMPAER, Valfrido e Niani presidente da APRUMO

No dia 5 de setembro de 2022, prestei serviços técnicos junto visando a  organização do FAMTUR de Guias de Turismo, numa organização da Associação dos Produtores Rurais de Morrinhos - APRUMO e o Sindicato de Guias de Turismo de Mato Grosso – SINGTUR.

 

Chegando bem pela manhã na Comunidade Morrinhos a primeira visita foi na propriedade rural (empreendimento de turismo rural) da Niane A.O. Rosa, Presidente da APRUMO que me recebeu junto com  seu esposo Agricultor Familiar Valfrido do R. Moreira membro da APRUMO na oportunidade tratamos logo de falar sobre o FAMTUR de Guias de Turismo que à princípio seria realizado neste dia 05 de setembro e que foi transferido devido ao motivo de não ter havido  uma melhor e maior organização e com baixo numero de adesões dos Guias de Turismo. Além da discussão sobre o FANTUR,  juntamente com a presidente da APRUMO passamos a discutir algumas ideias novas para a realização do Segundo dia Especial de Turismo Rural no Caminhos do Morro, embora esteja previsto para o mês de dezembro é importante se trabalhas os fatores tempo. Ainda com a Niene for falado da estruturação da sede da APRUMO e que varias articulações políticas,  institucionais e de parcerias privadas vem sendo feitas para isto.

 

Logo em seguida  com um deslocamento de uns mil metros fui até a propriedade da Agricultora Familiar  Mirian Ferraz Presidente do COMTUR de Santo Antônio do Leverger,  empresária do Rancho Epona e idealizadora e gestora do Circuito Desafio dos 100 KM no Caminhos do Morro. A conversa com ela seguiu o mesmo formato do que foi discutido com a Niane, organizar o FAMTUR de Guias de Turismo para conhecer os produtos formatados no Projeto “Caminhos do Morro”. Com a Mirian a conversa teve outros assuntos  importantes, ela pode me mostrar as suas novas ideias na formatação e organização de várias pequenas trilhas de no máximo 10 km de distância para se realizar em um dia em Caminhadas na Natureza e ser disponibilizada aos clientes, também me apresentou um folder produzido por ela com o Projeto Caminhos do Morro com a Trilha Pirâmide dos Desejos e  o Desafio dos 100 km no Projeto Caminhos do Morro.

 

Fazendo aqui o meu relato da visita na região de abrangência do Projeto Caminhos do Morro, fui até a Comunidade Varginha está dentre as comunidades no entorno do Morro de Santo Antônio e lá estive no Museu e Ateliê do Mestre Alcides Viola de Cocho, este local já tem sido um ponto de visitação turística, em que o visitante interage com a história, fabricação e comercialização da Viola de Cocho, em uma boa conversa com o Alcides falamos sobre o FAMTUR de Guias de  Turismo e de outros como o de Agencias, Operadoras de Turismo e de Meios de Comunicação e do Projeto Caminhos do Morro que tem como ponto turístico o seu empreendimento. Com o Alcides fiquei de apoiá-lo na mensuração de preços a ser cobrado pelas visitas (precificação).

 

É importante explicar que FAMTUR é uma “forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes e operadores de viagem e guias de turismo para visitar o destino, para que conheçam o local e saibam o que irão ou estão oferecendo aos seus clientes.” 

O objetivo da viagem, prestar serviços na organização do FAMTUR de guias de turismo junto ao Projeto Caminhos do Morro em Santo Antônio do Leverger desenvolvido pela EMPAER e demais parceiros. 

Tratou de uma atividade de prestação de serviços, pois estive juntamente com a associação da Comunidade Morrinhos – APRUMO, realizando apoiando na  organização de estratégias para a apresentação do roteiro na parte já formatada para os integrantes do SINGTUR – Sindicato de Guias de Turismo de Mato Grosso.

Esta atividade de prestação de serviços é uma parte da cadeia produtiva do Turismo Rural, que são as estratégias de comercialização, pois os guias de turismo que atualmente são microempreendedores atuando como guias e agências operadoras. Neste caso do FAMTUR eles irão conhecer e experimentar o Roteiro para colocar nos seus portfólios de vendas.

Neste caso específico o meu papel enquanto profissional numa atividade de prestação de serviços como esta é de tirar as dúvidas de forma técnica que porventura surgirem, juntamente com a APRUMO, SINGTUR e com os agricultores familiar envolvidos no projeto.

 Vale ressaltar que o processo na Comunidade iniciou em uma pequena reunião que aconteceu  na visita técnica e  reunião do dia 26 de Novembro de 2021 onde estavam presentes a Sr. Niani Presidenta da APRUMO e a Marina Secretaria da APRUMO, Geraldo Lucio da SEADTUR, Ludmila e Henrique da EMPAER de Santo Antônio do Leverger e a Mirian Proprietária do Rancho Epona e nesta casião  ficou agendada esta reunião  para ser  apresentadas  as  propostas aos moradores da comunidade. E atualmente este projeto é uma realidade e está na fase agora de promoção, divulgação e comercialização, sendo que exustem produtos operando no mercado turistico.

 


GALERIA DE FOTOS

Geraldo Lucio e Miriam Ferraz do Rancho Epoca





Geraldo Lucio e Alcides da Viola de Cocho

Geraldo e Miriam Ferraz



Geraldo Lucio e Mirian Ferraz


Niane - Valfrido e Geraldo Lucio



Mirian Ferraz












Alcides e Geraldo Lúcio






























                                    




































Nenhum comentário:

Postar um comentário