12 de agosto de 2022

Comunidades buscam orientação para fomentar o turismo rural em Chapada dos Guimarães.

Foram visitadas propriedades com cachoeiras, cânions e o inicio de uma produção de lavanda

Com objetivo de fomentar o turismo rural, durante dois dias - (10 e 11.08), técnicos da Empaer visitaram propriedades em comunidades e conheceram belezas naturais desconhecidas na cidade de Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). 

Na agenda, foi conhecido o início de uma produção de lavanda, plantação de pitaya, espaço para eventos, lazer, dormitórios. Propostas de alimentação saudável, medicina alternativa, além das cachoeiras, montanhas, cânios e áreas para trilhas. 

Na quarta-feira (10), os técnicos da Empaer, Elienai Correa e Geraldo Lucio Donizete visitam propriedades localizadas no Vale do Jamacá.   Entre elas, o Instituto Bem Viver. A equipe foi recepcionada pela médica, Elizete Garcia, que apresentou as dependências da casa e a proposta do espaço. 

Bate papo com membros do Instituto Bem Viver que pretende oferecer cursos, palestras e dormitórios

“Estamos nos adequando e novos membros chegando. Nosso objetivo é oferecer um lugar acolhedor com alimentos orgânicos, espaço para palestras, cursos e dormitórios. A Empaer é um parceiro nessa construção e conforme vamos evoluindo contamos com o apoio e orientação da equipe técnica”, destaca Elizete.

O casal, Leoni Dias Fernandes e José Pasqual Fernandes estão contentes com o retorno do investimento na produção da pitaya

Na segunda propriedade, Sítio Três Marias, Leoni Dias Fernandes e José Pasqual Fernandes, destacaram a assistência técnica já recebida pela Empaer. “Temos 3 mil pés de pitaya e graças a Empaer conseguimos dar visibilidade e ser conhecidos na cidade. Tudo isso graças a realização da Festa da Pitaya e um Dia de Campo”, frisa o casal. No sítio, a família tem um espaço que já é comercializado para realização de eventos.

Reunião com moradores da comunidade Água Branca

No segundo dia, a visita foi na Comunidade Água Branca, localizada a 65 quilômetros de Chapadas dos Guimarães e no entorno do Lago de Manso. Na área são 56 propriedades e algumas fazendas que concentra diversas belezas naturais como nascentes, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além da produção agrícola familiar direcionada a pecuária leiteira.

A equipe da Empaer foi recebida por um grupo de moradores na sede da associação. Na oportunidade, Geraldo Donizeti Lucio, especialista em turismo rural, fez uma explanação sobre a cadeia produtiva e sua importância. 

O presidente da Associação, Júnior Teodoro, ressalta que muitos moradores têm interesse de abrir suas propriedades e quando soube da proposta do turismo rural abraçou junto a Empaer para ajudar no processo. “Aqui todos buscam uma fonte de renda e porque não juntar o útil ao agradável. Temos lindas cachoeiras, montanhas, áreas para trilha seja de caminhada, por bicicleta, motocicleta, barcos e até quadriciclos, mas para isso precisamos da orientação da 
Empaer”. 

Senhor Ataíde Pereira da Silva e sua esposa Albinda Nicomedes da Silva - lidam todos os dias na produção da rapadura que vendem para moradores da região

Na localidade, a técnica Elienai Correia, já tinha realizado duas visitas e nelas pode perceber o potencial da região pela conversa com os moradores. Ela conta que foi aguçada depois de participar do Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal, durante a Fit Pantanal, ocorrida no mês de junho. “Por não ser especialista no assunto, fiz o convite ao colega Geraldo que prontamente se colocou à disposição. Aqui nasce um trabalho que irá dar muitos frutos e ser referência no Estado”, pontua a técnica. 

Segundo Geraldo, foi à primeira etapa de muitas que virão. Ele destaca que agora é montar um projeto, buscar os parceiros, como a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, secretarias municipais e de Estado.

“É o início de um trabalho de formatação. Pude perceber que os moradores estão empolgados e, isso é muito bom para dar os próximos passos. Uma segunda reunião será promovida com os que não puderam estar presente nesta primeira. Vamos buscar agenda com o gestor municipal e apresentar a proposta. A região tem um potencial enorme, mas todo trabalho técnico, humano, estrutural e financeiro precisam caminhar em harmonia”, completa Geraldo.

Os técnicos, Geraldo Donizeti Lucio e Elienai Correia organizando o roteiro de trabalho

TEXTO:  Maricelle Lima Vieira
FOTOS: EMPAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário