25 de julho de 2022

Dia Internacional da Lua

 


Maior e mais brilhante que qualquer outra coisa que você consegue ver no céu noturno a partir da Terra, a Lua inspira calendários, músicas, arte, histórias e sonhos. Hoje, no Dia Internacional da Lua, lembramos de um sonho que se tornou realidade, nessa data, em 1969: o dia em que os seres humanos pisaram pela primeira vez na superfície lunar. Até então, a Lua segue sendo o único lugar que já visitamos além do nosso planeta.

Milhões de pessoas ao redor do globo assistiram, há 53 anos, quando o astronauta Neil Armstrong saiu do módulo Lunar Águia, da Apolo 11, e pisou na superfície da Lua. Buzz Aldrin o seguiu 19 minutos depois e a dupla passou duas horas explorando o local e coletando amostras de material lunar. Eles e um terceiro astronauta, Michel Collins – que pilotou o módulo de comando que os trouxe de volta para a Terra e não chegou a fazer uma caminhada lunar –, passaram oito dias no espaço antes de pousarem no Oceano Pacífico. O pouso na Lua conferiu aos Estados Unidos a vitória na corrida espacial contra os soviéticos.

A Lua é o único satélite natural da Terra, orbitando nosso planeta a cada 28 dias – processo que conhecemos como ciclo lunar. A Lua não tem atmosfera, evidência de vida, água ou som e sua gravidade é muito fraca. Ela é literalmente um pedaço de pedra empoeirado. Ainda assim, é ela quem estabiliza as oscilações da Terra sobre seu próprio eixo e essa sua influência modera nosso clima. A maioria dos cientistas acredita que ela possa ter se formado a partir de destroços desprendidos da Terra após uma colisão maciça com outro corpo celeste. Se isso for verdade, a Lua é parte da Terra, para sempre a ela ligada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário