29 de julho de 2022

Buriti: o superalimento que ajudaria acabar com a fome no Brasil.


Você já ouviu falar no buriti? Apesar de pouco conhecida pelas pessoas, o Brasil chega a produzir entre 60 e 70 milhões de toneladas desse fruto, considerado o mais rico em carotenoides do mundo — pigmentos avermelhados encontrados na natureza. E, mesmo com tamanha produção, apenas uma pequena parcela da produção de buriti é realmente aproveitada pelos seres humanos.

 

Os dados foram levantados pelo botânico Paulo Bezerra Cavalcante em seu livro Frutas comestíveis na Amazônia (2010). Esse está longe de ser o único caso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) que são simplesmente rejeitadas por não terem um mercado estabelecido no país. 

 

O buriti é um fruto que cresce em uma palmeira abundante na Amazônia e no Cerrado, mas nunca conseguiu se estabelecer na mesa dos brasileiros. Especialistas apontam que esse superalimento tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e outras doenças. Mesmo podendo ser consumido in natura ou transformado em farinha, doces e pães, ele continua sendo negligenciado.

 

Ao passo que os alimentos ficam mais caros no Brasil e a fome aumenta, as PANCs aparecem como uma saída para saciar as necessidades da população, porém são ignoradas pela indústria alimentícia.

 

Em comum, muitas delas são consideradas superalimentos por também terem muitos nutrientes, principalmente minerais, vitaminas e antioxidantes. Segundo o botânico Valdely Kinupp, existem 351 espécies alimentícias "subutilizadas, mal- conhecidas e negligenciadas" pela população brasileira. Os dados aparecem em seu livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil (2014). 

FONTE: https://onjornal.com/site/noticia/buriti--o-superalimento-que-ajudaria-acabar-com-a-fome-no-brasil--4576/

Nenhum comentário:

Postar um comentário