Rate This


A busca por contato maior com um ambiente natural tem levado muitas pessoas a se deslocarem para encontrar estes locais. Uma caminhada na natureza é uma destas oportunidades.

Em Mirassol D’ Oeste foi organizado pela Empaer-MT, Prefeitura Municipal/ Secção Turismo e Grupos de Mulheres Rurais um circuito de caminhadas na natureza que será realizado em quatro etapas durante o ano de 2022.

Com o nome de Circuito Miradolense de Caminhadas na Natureza, o objetivo do evento é fortalecer a imagem turística municipal além de desenvolver o Turismo Rural, segmento este apontado através do Plano Municipal de Turismo a ser priorizado em Mirassol.

Então, o cenário da manhã do último domingo, dia 17 de julho, foi o seguinte: As pessoas vinham chegando pela estrada sinuosa de terra ladeada por alguns morros, era o dia da segunda etapa do Circuito Miradolense de Caminhadas na Natureza na comunidade Jabuti, a 6km da cidade. Umas dessas pessoas eram moradoras da comunidade, outras de Mirassol D’ Oeste e algumas de mais longe, como Curvelândia, Tangará da Serra, Cáceres. Elas se achegavam em um gramado ladeado por uma mangueira. Um ventinho frio insistia em estar presente também, coisa diferente pra gente, mas conveniente para a ocasião. Embaixo das tendas que haviam sido montadas, a líder das mulheres rurais, a Danielle, estava terminando de ajeitar a mesa para o café da manhã. As coisas gostosas foram postas, pão caseiro, manteiga, leite fresquinho, bolo de fubá, rosca doce, café e chá. Tudo à vontade para que os participantes pudessem se preparar para a caminhada de 4km.O

Ao redor o gado observava do pasto já ressentido pelo início da estiagem. Os morros cortavam a monotonia da paisagem e levavam o caminhante a imaginar ele passando por aquele lugar. A expectativa aumentava enquanto o Sr. Odacir Trindade, conhecido como “irmão coragem” falava do plano municipal de turismo e do trabalho de parceria desenvolvido entre Prefeitura municipal e Empaer-MT.

Ali também estava o Sargento PM Guerra com sua equipe, que ficaram com os pés coçando para realizar a trilha e não deu outra, foi dada a largada, dois grupos de caminhantes saíram, um primeiro e depois o outro, e em cada um estava um policial acompanhando e outros, vigilantes, aguardando no local.

A estradinha de terra parecia longa quando o pessoal cruzou a porteira, mas lá na frente o horizonte mudava, porque agora a direção ia ao encontro dos morros. E lá foram todos, passando pela trilha do gado que ladeava a cerca, conversando sobre as dores, sobre a vida, sobre a família e os amigos, sobre a beleza da paisagem, sobre as técnicas de como se cruzar uma cerca de arame, parece que por aqueles instantes a vida era outra.

As crianças, qual rebentos, queriam sair na frente, desbravar, chegar primeiro, parecia que nunca se cansavam! Mas era bom que elas estavam ali, pois mesmo sendo dia, elas iluminavam. Elas até aprenderam que a caminhada não é de quem chega primeiro, não há perdedores, só ganhadores.

O

A paisagem consumida com os olhos enchia a alma, dava esperança. Porque os morros eram qual partituras, por onde os pássaros soavam as notas, as árvores eram os espaços, as pausas da música e os passos na trilha marcavam o compasso de uma melodia alegre. Por falar em esperança, as crianças continuavam sua andança, até o morro que estava lá quietinho chegou a ser despertado pelas conversas infantis que se misturavam com risos e pensamentos dos transeuntes lá embaixo. Acho que ele observava e até dava uma risadinha com as coisas que escutava.

Quando saímos na estradinha de terra novamente, já estava perto da porteira. Até parece que com a caminhada o friozinho se esquentou também, porque o clima já não estava tão ameno. No campo de futebol, foi realizado uma gincana rural, com a corrida de saco e corrida de ovo na colher. Crianças grandes e pequenas pularam, correram, caíram, riram e se divertiram. Algumas, menores, pelo prêmio, outras, maiores, pelo recordar da infância.

Logo o almoço chegou e a manhã gostosa se encerrou com os votos de no próximo dia 14 de agosto de 2022 o pessoal se encontrar novamente na comunidade Margarida Alves para a próxima etapa do circuito. Você que chegou até aqui na narrativa, está convidado para viver estes momentos e transformá-los em seus também.O

Acompanhe mais pela página do Facebook https://www.facebook.com/Circuitocaminhadasnatureza 

ou solicite informação pelo WhatsApp da Empaer 065 3241 1005