13 de julho de 2022

A EMPAER visita o município de Dom Aquino para continuidade em Projeto de Turismo Rural .



 O Agente Técnico da  EMPAER Central Geraldo Donizeti Lúcio está realizando visitas ao município de Dom Aquino nos dias 13 e 14 de juho, depois de 30 dias de sua primeira visita para dar sequência em um processo de trabalho que irá culminar com a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Turismo com foco em Turismo Rural.

A primeira visita da EMPAER foi nos dias 14 a 15 de junho, com  visitas e reuniões para o desenvolvimento do turismo rural no município de Dom Aquino.

No dia 14 pela manhã foi realizada uma reunião na prefeitura, com autoridades públicas e privadas para alinhamento do início do processo das atividades de apoio na elaboração do Plano Municipal de Turismo com ênfase em Turismo no meio Rural.

Ainda no dia 14 no horário da tarde foi realizada uma reunião no escritório local da EMPAER e Secretaria Municipal de Agricultura.

No dia 15 de junho de 2022 foi realizada no meio rural visitas em algumas propriedades rurais para análise do cenário do município com a finalidade e dar o apoio ao município na elaboração do Plano Municipal de Turismo com ênfase em Turismo no meio Rural.

O Município já tem o seu inventário da oferta turística que foi feito pelo PRONATUR, atualmente está em fase de complementação e o consultor Luciano Borges está acompanhando osctralalgos da Empaer, juntamente com técnicos da prefeitura.

O inventário tem subsídios suficientes para balizar a elaboração do referido plano que pretende ser participativo. 

As visitas da EMPAER são sempre seguidas de reuniões e o prazo para este processo será de no mínimo 06 meses para a entrega do documento final.


O objetivo do plano uma vez finalizado  é  de apresentar  o município de Dom Aquino como  um destino de Turismo Rural na Agricultura Familiar, Produção Associada ao Turismo e Turismo com Base Comunitária, integrando todos os insumos e fatores disponíveis, sendo um documento norteador para a formatação de produtos turísticos  nos âmbitos do Espaço Rural e Natural


Considerando o  processo produtivo agrícola, agroindústria, artesanato, cultura existente, a expectativa é que  o município terá oportunidades de se  formatar vários  roteiros de turismo rural.  Par o sucesso do turismo no  município  irá   depender de algumas parcerias, e a  EMPAER estaria na liderança do processo, buscando junto a entidades afins, órgãos governamentais , ongs,  enfim qualquer parceiro que queiram contribuir e  participar deste processo.

Os recursos financeiros para viabilidade de projetos turismo rural existem, para uso comum e individual, basta ter planejamento com viabilidade econômica, os  recursos financeiros  para  projetos podem ser originários do PRONAF, FCO, FUNGETUR,  e outros programas do Governo Federal e Estadual.

Dessa maneira,  a ideia é desenvolver  um projeto de  desenvolvimento social, com o  fortalecimento da economia e a sustentabilidade ambiental de todos os atores envolvidos  formando uma espécie de rede em que todos os envolvidos possam  ganhar com o turismo rural.


De um lado ganhar os agricultores as comunidades produtoras dos ativos, pois adquirem uma fonte de renda com a venda dos frutos do trabalho no cultivo do campo de forma racional e com agregação de valores na produção, gerando a associada ao turismo. 

Por outro lado, ganha também o meio ambiente, com a manutenção das reservas legais preservadas graças ao manejo sustentável dos ativos e com o uso sustentável no turismo de natureza.

Esse é o modo pelo qual o turismo rural promove um vínculo entre os agricultores familiar, as comunidades tradicionais, numa gestão de força de vendas, consumidores, ONGs e governo. 




0




l

LISTAS 

Li

LISTA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário