30 de junho de 2022

Curso de atualização em políticas públicas para agricultura familiar acontece em Sinop.

Participaram do curso técnicos das cidades de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Tapurah, Vera e Nova Fronteira.

Maricelle Lima Vieira e Lara Maria Valezi Jordani | Empaer/MT

Lara Jordani
A | A

Encerra nesta quinta-feira (30.06), o quarto ciclo do Curso de Atualização em Políticas Públicas para a Agricultura Familiar na cidade de Sinop (a 500 km de Cuiabá) que ocorre no auditório da Embrapa. A iniciativa está acontecendo desde terça-feira (28.06), e contou com a participação do presidente da Empaer, Renaldo Loffi e da secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Teté Bezerra.

Para o presidente Renaldo, a presença da secretária Teté evidencia um novo momento para Empaer. “Ela é uma defensora da agricultura familiar e estamos felizes com a sua presença”.

Renaldo destacou que o curso de atualização que irá ocorrer nos nove escritórios regionais ao longo do ano, é uma estratégia de trabalho para nivelar, reformular e oportuniza as diretorias de Administração Sistêmica e de Assistência Técnica, Extensão Rural, Pesquisa e Fomento em socializar informações e agregar conhecimento junto à equipe técnica.

“Aqui em Sinop recebemos uma boa notícia da secretária Teté que está se empenhando em viabilizar a aquisição de caminhonetes para os escritórios regionais, além de novas parcerias de trabalho. Estamos na expectativa de novos tempos para a Empaer”.

Já a secretária Teté, fez um resumo dos 90 dias à frente da Seaf e dos trabalhos já realizados. Citou a importância da parceria com a Empaer que reconhece ser um braço da pasta. “Sem a Empaer a Seaf não tem sentido, por isso, vamos unir forças e continuar prestando um serviço de qualidade ao agricultor familiar”.

Referente aos veículos, a secretária ressaltou que está se empenhando para agregar a solicitação das caminhonetes uma emenda parlamentar do deputado Federal, Carlos Bezerra. “Tomamos conhecimento da necessidade dessa modalidade de veículos e estamos nos empenhando para atender o quanto antes”, destaca Teté.

A diretora de Assistência Técnica, Extensão Rural, Pesquisa e Fomento, Denise Ávila Gutterres, coordena as apresentações que começam com as prestações de contas dos serviços realizados pelos técnicos dos escritórios da regional junto aos agricultores familiares, desenvolvidos o ano passado e as expectativas para 2022. Sob a supervisão da coordenadora regional, Rafaela Akiyama, foram apresentados os serviços desenvolvidos nas cidades de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Tapurah, Vera e Nova Fronteira.   

A coordenadora de Pesquisa e Fomento, doutora Danielle Helena Müller, destacou a situação do setor. Logo em seguida a equipe da Coater, explanou sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, os programas de fomento, inscrição estadual, entre outros.

Técnicos falaram ainda sobre a importância da ouvidoria, do controle interno, estratégia de comunicação, procedimento para execução da programação de trabalho (PTA), relatório de atividades do Sagae e encerrando com a palestra sobre ética e relacionamento interpessoal.  

A equipe de técnicos foi orientada sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, bem como sobre as metodologias para atendimento das demandas dos agricultores e a identificação de resultados.

A diretora de Administração Sistêmica, Flavia de Souza Almeida, também fez uma explanação da situação da Empaer no momento. Destacou o pagamento de uma divida junto a União que impedia a Empaer de emitir certidão negativa, formalizar convênio, entre outros serviços.

Na ocasião, acompanhou a secretária Teté, o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clovis Cardoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário