31 de maio de 2022

Empaer proporciona a alunos e produtores familiares conhecimento, pesquisa e extensão em unidades demonstrativas.


Foram montadas na escola unidades demonstrativas de café e mandioca e estão previstas mais cultivares como da pitaya, banana, batata doce e abacaxi
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Empaer
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) junto com a Prefeitura de Água Boa e a direção da Escola Estadual Jaraguá vem consolidando uma parceria por meio de unidades demonstrativas montadas dentro da escola.

A parceria vem viabilizando uma serie de trabalhos como a realização de dias de campo, cursos e palestras para produtores da região e alunos. Com 20 hectares de área, a equipe da Empaer vem acompanhando o desenvolvimento das unidades demonstrativas de café, com cinco clones que estão sendo avaliados e da mandioca, com 20 cultivares vindas do Campo Experimental e de Produção de Acorizal.

Exemplo do dia de campo ocorrido do dia 25 de maio, promovido e organizado pelos alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em agroecologia. Na ocasião, todo conhecimento passado pela equipe técnica da Empaer, foi apresentado para vice-prefeita que é secretária de Desenvolvimento, Rejane Garcia e estava acompanhada do secretário adjunto de agricultura, Otacílio Barbosa, os técnicos da Empaer, Alison Lucas Lorenzon e Ana Maria Pereira Porto Weissheimer, o técnico agropecuária da prefeitura, Félix de Fátima Adorno e representantes da iniciativa privada.

Foto: Empaer

O técnico da Empaer, Alison Lucas Lorenzon, explica que o trabalho de assistência técnica começou em 2021, sendo a área cedida junto com a mão de obra pela direção da escola e, desde então, foram montadas as unidades demonstrativas. Ele destaca que a oportunidade proporciona conhecimento tanto para os alunos quanto para os produtores rurais da região. “Foi uma forma encontrada de unir dois públicos em um espaço de aprendizado que é a escola que também oferta cursos técnicos. Proporciona ainda unir os três pilares que são o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Segundo Alison, a meta em médio prazo é montar jardins clonais com variedades da pitaya,  banana, batata doce e abacaxi – tudo para produção de mudas e avaliar o desenvolvimento. A escola está localizada no Projeto de Assentamento Jaraguá.

Foto: Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário