10 de maio de 2022

Dia de Campo sobre pecuária leiteira movimenta propriedade rural em Marcelândia


Iniciativa contou com a parceria da Empaer, Prefeitura Municipal, Programa REM, Sebrae e parceiros
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Empaer
A | A

Cerca de 100 pessoas entre produtores rurais e sociedade em geral participaram da primeira edição do “Dia de Campo da Pecuária Leiteira”, ocorrida em Marcelândia (a 710 km de Cuiabá). A atividade foi promovida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal, Programa REM, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vergalhão Melhoramento Genético e parceiros.

O Dia de Campo aconteceu no dia 30 e abril, na propriedade do produtor Jailson José do Nascimento, popular ‘Pernambuco’,  localizada no Projeto de Assentamento Bonjaguar. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre manejo de pasto e seu resultado, a utilização do BRS Capiaçu como estratégia de silagem para seca e melhoramento genético do rebanho.

Para Pernambuco, a atividade mostrou a importância da assistência técnica que foi um divisor de águas em sua propriedade. Ele destaca que ser exemplo para outros produtores da cidade e região o deixa muito orgulhoso. “São anos de trabalho duro na roça e ver o resultado é muito bom”.

Foto: Empaer

O técnico da Empaer, Andrei Juliano Campeol, explica que estão sendo acompanhados pela Empaer e Programa REM, 35 produtores de leite com assistência técnica, com análises de solo, recomendação de adução, manejo de pastagem,  manejo na ordenha, entre outros trabalhos.

Ele ressalta que Marcelândia já é tradicional na produção de leite na região norte do Estado, mantendo uma média mensal de aproximadamente 100 mil litros. “Um dos objetivos de se promover o dia de campo é para mudar a concepção de alguns produtores que estão pensando em desistir da atividade devido à alta nos custos de produção”.

Segundo Andrei a iniciativa vem de encontro e mostra que é possível produzir bem e com custo baixo, através de alternativas como manejo de pastagem e o sistema de pastagem rotacionado - onde em uma pequena área intensifica a produção associada a silagem do BRS Capiaçu que em comparação a silagem de milho tem um custo bem menor. “O dia de campo vem para somar e mostrar que é possível na mesma atividade promover adequações reduzindo custo, sem perder a qualidade do produto ou mesmo gerar uma despesa maior devido às oscilações do mercado”.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Lincoln Alberti Nadal, frisou que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. “Conseguimos reunir 100 produtores que foram em busca de conhecimento e troca de experiência. Foi um dia especial e todos saíram satisfeitos”.

De acordo com o gestor, os trabalhos continuam com a Empaer no plantio experimental de maracujá. “Agora seguimos investindo no maracujá e pretendemos realizar a primeira colheita ainda este ano”, completa o secretário.

Foto: Empaer


Nenhum comentário:

Postar um comentário