18 de maio de 2022

Após 20 anos interditada, Gruta da Lagoa Azul esta prestes a receber turistas em MT.


FONTE: www.muvucapopular.com.br

Após 20 anos de fechamento de um dos cartões-postais de Mato Grosso, a Gruta da Lagoa Azul deve ter a visitação retomada e reforçar a atividade turística em Nobres, a 146 km de Cuiabá. Uma das providências para a desinterdição do local foi a reativação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla), criado em dezembro de 2014. O conselho é responsável por acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação.

“O parque tinha um conselho instituído, mas na prática não funcionava. A efetiva atuação do grupo é o primeiro passo para a retomada da atividade turística na região porque é justamente o papel do conselho gerenciar o parque”, explicou o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama.

Um inquérito civil está em andamento que apura a degradação ambiental por invasão do parque estadual, a indevida utilização de recursos hídricos e a necessidade de intervenção na regularização fundiária da região.

O representante do Ministério Público conta que a instituição foi procurada por representantes da sociedade que tinham o desejo de usufruir da área de forma legalizada.

“Constatando que há a necessidade de fortalecimento da estrutura do parque, o Ministério Público oficiou aos órgãos ambientais, ao Município e ao Estado e o resultado foi a reativação do Conselho Consultivo em uma reunião histórica, que representa uma grande vitória para o setor do turismo. É o início do fortalecimento e estruturação do parque, que futuramente implicará na regularização e visitação desse belíssimo espaço, em especial da Gruta da Lagoa Azul, que é um cartão-postal do estado”, acrescentou.

O próximo passo é fortalecer o funcionamento do Conselho, melhorar a fiscalização no parque e regularizar situações de modo a viabilizar a visitação no local, de acordo com Plano de Manejo do parque e o Plano de Manejo Espeleológico da Gruta.

FONTE: www.muvucapopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário