6 de abril de 2022

Cicloturismo passa a ser incentivado em Mato Grosso

Autor: Robson Jr. Hartmann0

Lei publicada em 30 de março institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo em Mato Grosso.

Foto: Circuito das Frutas em Jundiaí – Fonte: Prefeitura de Jundiaí

O Cicloturismo pode ser definido como o trajeto turístico percorrido utilizando uma bicicleta. Pode ser um percurso pequeno ou mais longo. Pedalar já é bom e quando esta atividade pode ser feita em uma região em que há sinalização, ponto de apoio, informações, fica melhor ainda.

O Cicloturismo não é uma modalidade esportiva no sentido de competição e está mais caracterizada como um passeio em local diferente para aproveitar a paisagem, a gastronomia, a história e cultura local. O Cicloturista, que é a pessoa que pratica esta atividade turística, está mais interessado em interagir com o meio e as pessoas.

Há empresas especializadas nesta modalidade de ciclismo no Brasil, como a Pisa Trekking, que oferece pacotes nacionais e internacionais. No Estado de Santa Catarina, que é considerado o berço do Turismo Rural e também do Cicloturismo, tem o primeiro roteiro planejado deste segmento, o circuito do Vale Europeu, que passa em 9 municípios do vale do Itajaí.

Embora praticado de forma não intencional, este segmento está presente em Mato Grosso. Na região Oeste do Estado, por exemplo, os grupos de ciclistas são muito fortes como nas cidades de Araputanga, Mirassol D’ Oeste, Quatro Marcos, Curvelândia e Rio Branco.

E para incentivar, foi publicado no Diário Oficial a Lei Nº 11.708, DE 30 DE MARÇO DE 2022 que Institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo no âmbito do Estado de Mato Grosso. Os circuitos (trajeto de longa distância e que integram várias rotas regionais) e as rotas (trajetos mais curtos que integram os atrativos de uma região) serão traçados e implantados pelos municípios, considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região.  O Estado poderá definir o padrão da sinalização, o traçado geral dos circuitos, instituir, administrar e divulgar o Sistema Cicloturístico do Estado de Mato Grosso, formado pelo conjunto de circuitos e de rotas destinados ao trânsito intermunicipal e interestadual por bicicletas. Mas ainda não há oficialmente um circuito de Cicloturismo no Estado.

A procura por um cantinho especial em meio a natureza e o próprio contato com o que é natural, têm movimentado as pessoas na busca pelo interior do país e o incentivo ao Cicloturismo no momento de valorização da vida nos pós pandemia, fortalecerá o fluxo de turistas nas comunidades rurais. No entanto, a falta de capacitação, sinalização, a falta de estruturação das Instâncias de Governanças Regionais de Turismo e normatização adicional como forma de auxílio às prefeituras, pode não surtir resultados a curto prazo. Uma modalidade turística parecida e que também está tomando forma são as Caminhadas na Natureza e que também carecia de incentivos.

Todavia, pegue sua magrela, mire na comunidade próxima e inicie seu passeio em um local mais conhecido. Leve água, tire uma foto bacana e colecione recordações junto com sua família e amigos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário