12 de abril de 2022

"Boom" do ecoturismo põe o Pantanal de MT em evidência


A maior planície alagada do planeta possui grande biodiversidade e é uma ótima opção para quem busca um contato mais próximo com a natureza

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

O que não faltam são opções quando pensamos no Pantanal. É o destino ideal para quem gosta de contemplar a natureza, conhecer a deslumbrante fauna e flora e, claro, praticar a pesca esportiva. O turismo na região vem crescendo consideravelmente, ainda mais neste período de retomada pós-pandemia. O ecoturismo foi o motivo de viagem de 18,6% dos turistas estrangeiros que vieram para o Brasil em busca de cenários paradisíacos, além, claro, do crescimento também do turismo nacional. Os dados são do Ministério do Turismo.

E a maior planície alagada do planeta, banhada pelo rio Paraguai e seus 180 afluentes, vem conquistando turistas do mundo todo ano após ano. Diante deste cenário de crescimento, a busca por pousadas também aumentou. Para receber os turistas, a região conta com 37 pousadas e barcos-hotéis na porção mato-grossense, fomentando a economia local com mais de 300 empregos diretos e outros 400 indiretos.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Na hora de escolher um lugar para ficar, que tal pensar em um espaço que já lhe proporciona passeios de barcos, trilhas, uma boa área para descansar e claro o que há de melhor na culinária local? O Santa Rosa Pantanal Hotel é uma excelente opção com uma arquitetura moderna, espaços de descanso, vista incrível e acomodações confortáveis. A propriedade é um anexo de uma reserva particular de 10 mil hectares, próximo do Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

A pesca esportiva é uma das atividades turísticas mais comuns no bioma devido à diversidade de peixes, são mais de 300 espécies. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas visitam o Pantanal mato-grossense para pescar, conforme dados do Instituto de Pesquisa Ecológica (IPE). Há, ainda, uma busca considerável pelos observadores de aves, tornando a região um dos principais destinos para registrá-las e ouvir seus cantos.

O Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza, além dos apaixonados por pesca. Inclusive é bom lembrar que terminou o período da piracema, o que torna a região ainda mais atrativa para este público nesta época do ano, com o aumento das chuvas e das áreas alagadas.

O destino é perfeito para quem gosta de explorar ambientes únicos. Para garantir uma melhor experiência na visita ao Pantanal, o Santa Rosa Hotel oferece passeios de barcos com piloteiros experientes e treinados para seguir as rotas das onças-pintadas, para que seja possível contemplar e fotografar. Oferece experiências exclusivas para os hóspedes, ao longo de sete quilômetros de rio, com baías e ninhais.

O gerente do hotel, Marcos Correa de Carvalho, conta que a pousada estimula a pesca esportiva e oferece barcos com guias experientes, permitindo que o hóspede explore a atividade com conforto e segurança.

Além disso, o empreendimento também oferece os melhores pratos da culinária regional sob o comando do chef Marcelo Cotrim. Ele criou um cardápio pensado para levar os sabores e aromas da região aos turistas, de forma a estimular todos os sentidos e marcar na memória a essência do Pantanal.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário