31 de março de 2022

Secretário de Turismo toma posse como conselheiro da ASTUR e propõe união entre Cuiabá e Várzea Grande para alavancar o setor



O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, foi empossado conselheiro administrativo da Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (ASTUR-MT), na noite desta quarta-feira (30). O evento foi realizado  durante reunião da entidade na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Durante o primeiro encontro deste ano, os conselheiros debateram quanto a ações estratégicas para potencializar o setor de turismo e de eventos em Cuiabá e Várzea Grande. 

Em sua apresentação, o secretário de Turismo da Capital, Zito Adrien, discorreu quanto a importância das ações integradas entre Cuiabá e Várzea Grande versando sobre a busca de soluções para alavancar o setor.

Lembrou ainda que a gestão Emanuel Pinheiro pauta-se por ações no  turismo sustentável. Ainda comentou sobre a importância da qualificação da mão de obra o trade turístico. 

"No levantamento desenvolvido pela Fecomércio traçamos um  diagnóstico do setor do turismo. Percebemos que tudo o o que havia sido conquistado antes da pandemia causada pelo coronavírus, sofreu grande impacto. Precisamos com essa parceria do poder público, iniciativa privada e a Astur retomar as melhorias para essa área. Já temos um diagnóstico da situação  e, mediante esses dados, temos que nos unir e  trabalhar visando o  processo de reconstrução. É a hora de aglutinar a todos.  A parceria com Várzea Grande é uma situação muito confortável para nós, pois, estamos lado a lado e podemos trabalhar juntos.  Tenho alguns projetos que iremos levar para o Ministério do Turismo e Cuiabá está na  classe A. Isso é excelente, pois,  podemos ter até R$380 milhões de recursos federais.  Vamos continuar  a parceria com a Fecomércio, com cursos, a realização da Festa na Praça e outros”.

Zito Adrien também apontou a necessidade de ampliação e a construção de ações que resultem na  qualificação para prestação de serviços.

O presidente do Conselho  Administrativo ASTUR-MT, Luis Carlos de Oliveira Nigro, parabenizou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, principalmente pelas obras de infraestrutura, entregues pela administração.

“O prefeito Emanuel Pinheiro está  fazendo várias obras para melhorar a nossa cidade, recentemente, entregou o Marco Zero. Além de praças, espaços públicos, distribuídos nos bairros. Faz muita diferença. A  cidade está mais bonita.  A Associação é muito importante porque visa  o desenvolvimento turístico da região da baixada cuiabana. Então,  o ponto principal,  é trazer o apoio dos órgãos governamentais para a Astur para que a gente possa  fomentar , não só o turismo, mas a realização de feiras, eventos e trazer novamente para a Cuiabá, o título de cidade do evento do Centro-Oeste. Com uma feira, por exemplo, conseguimos movimentar 50 seguimentos,  um  montador de stands, recepcionista, vans, transporte por aplicativos , salão de beleza, artesanatos, shoppings e outros", comentou ele. 

Presidente do Convention e Visitors Bureau de Gramado e Canela (RS), Enzo Arns, apresentou aos membros do Astur, como funciona a logística,  a estrutura  e organização  das duas cidades turísticas do Rio Grande do Sul.

“A gente parte do pressuposto de que a estrutura que Cuiabá pode sediar muitos eventos. O que se precisa é uma organização do trade turístico e uma preparação por meio de uma entidade para organizar e fomentar esse turismo. Cuiabá tem um potencial incrível,  que  não está sendo aproveitado. Os debates de hoje, certamente, irão  render frutos lá na frente", comentou. 

O coordenador da Associação, Jaime Okamura, avaliou o encontro como positivo. “Precisávamos dessa reunião. Já traçamos 23 objetivos.  Vamos analisar os itens e verificar qual o maior problema que temos. Agora, mediante a interseção de todos, iremos avançar. Estamos focados na retomada de eventos em Cuiabá e Várzea Grande. Precisamos de ações para recuperamos o setor",  avaliou. 

O secretário de Desenvolvimento  Econômico, Tecnologia e turismo de Várzea Grande, Charles Caetano Rosa, avalia que fazer parte do conselho, em união com Cuiabá, vai fazer com que o setor retome  suas atividades e obtenha os resultados de  antes da pandemia.

"Temos  muito em comum e o objetivo é o mesmo, que os turistas cheguem a Várzea Grande pelo Aeroporto  ou Cuiabá, pela rodoviária, para conhecer nossa cultura,  nosso comércio, gastronomia e tudo que temos de melhor", concluiu. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário