5 de março de 2022

Proposta para elaboração de um Projeto Básico de Turismo Rural em Mato Grosso.

Geraldo Donizeti Lucio

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Desenvolver o Turismo Rural no Estado de Mato Grosso, sobre a liderança da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através da Secretaria Adjunta de Turismo, envolvendo a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, EMPAER e as demais Secretarias Finalisticas e a Sociedade civil organizada.
Proporcionar o fortalecimento da agricultura familiar, com a implantação das atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais, agregando renda, gerando postos de trabalho especialmente no meio rural e a conseqüente melhoria das condições de vida das populações focando o desenvolvimento sustentável.
O Governo do Estado de Mato Grosso tem varias políticas públicas, que facilitam o desenvilvimento do Turismo Rural e que fazem partes parte dos eixos estruturantes com renda no campo, sustentabilidade, qualidade de vida e segurança alimentar, as mesmas estão relacionada com o turismo com os temas de inclusão social, territorialidade, pluriatividade, desenvolvimento local e regional, (Leis de Turismo Rural, Plano de Economia Solidária, Lei do SUSAF, Lei de Seguranca Alimentar, etc.)

2. Objetivo Geral :

Desenvolver e fortalecer o Turismo Rural sustentável , focando a transversalidade das cadeias produtivas da Agricultura e do Turismo, visando priorizar a Agricultura Familiar com responsabilidade econômica , ambiental e social .

3. Objetivos Específicos:

Elaborar os projetos de turismo rural , orientando as novas construçoes e instalações turisticas.

Orientar como se fazer a adequação ou readequação de instalações existentes para o Turismo Rural.

Qualificar os atores quanto ao destino adequado dos resíduos , saneamento básico , formatação de produtos e serviços turísticos .

Fortalecer as ações de meio ambiente e turismo rural, tais como divulgação da legislação ambiental , adequação ambiental da propriedade , educação ambiental , recuperação e proteção de mata ciliar .

Gerar novos postos de trabalho e renda, com atividades agrícolas e não agrícolas.

Propiciar o acesso ao mercado e a comercialização.

Realizar a qualificação profissional Promover a economia solidária .

Usar na concepção do projeto, o Conceito de Turismo Rural, e as Diretrizes Tecnicas construido pelo então MDA na época e MTur, e lancada no ano de 2004,

4. Abrangência do Projeto :

Atuar em todo Estado de Mato Grosso dando prioridade para os municípios que estão contemplados no Mapa Turístico de Estado, que a tendem a Política de Regionalização do Turismo do Brasil e Estado.

Priorizar os Produtores Rurais com ênfase  aos Agriculturos Familiar do estado de Mato.

Realizar o projeto no Estado sobre a liderança da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através da Secretaria Adjunta de Turismo, envolvendo as demais Secretarias Finalisticas e a Sociedade civil organizada.

5. Melhoria esperadas

Garantir a melhoria e condições de vida, gerando empregos e ampliando sua renda, conscientização ambiental na proteção dos recursos naturais nas propriedades rurais .

Utilizar das diversas metodologias no projeto de turismo rural.

Contribuir para sustentabilidade do meio rural, focando a diversificação de renda.

Atender as famílias rurais, principalmente fixando os jovens no campo.

Divulgar resultados do trabalho da Secretaria Adjunta de Turismo e da Empaer para a sociedade, público rural e urbano sobre a atividades do Turismo Rural no Estado de Mato Grosso.

6. Qualificação:

Realizar, fomentar e apoiar a capacitação e qualificação continuada dos atores envolvidos bem como dos empreendimentos.

7. Financiamento:

Abrir caminhos para as linhas de crédito facilitando o acesso e o aporte por parte dos investidores.

8. Eventos :

Realizar,  participar e apoiar os eventos catalisadores de turistas nos municipios, no estado e fora do estado

9. Promoção e Marketink.

Divulgar de forma interativa, nos programas de rádio, Imprensa Oficial do Estado (Rádio, TV e Jornais), sites, instagram, face, zap, Prefeituras e jornais locais e regionais, materiais promocionais, além de eventos.
Manter uma linha direta de comunicação e parceiras com as agências: De Turismo, Operadoras de Turismo, Transportadoras de Turismo, Meios de Hospedagens e Alimentação e Guias de Turismo.

10. Parcerias Estratégicas :

SEAF, EMPAER, SEC. CULTURA, IGRS, Prefeituras, Anda Brasil, Sebrae, Senar, Senac, Rede TRAF e outra entidades afins.

Elaboração:
Geraldo Donizeti Lúcio
Técnico em Agropecuária,
Economista,
Especialista em Turismo Rural,
Agente Técnico da EMPAER,

Nenhum comentário:

Postar um comentário