31 de março de 2022

Excursão leva mulheres rurais Miradolenses para capacitação em Leverger


Mulheres das comunidades rurais de Mirassol D’ Oeste estiveram presente em palestra proferida por Luciana Balbino.

No dia 29 de março (29/03/22) ocorreu na cidade Mato-Grossense de Santo Antônio do Leverger uma capacitação por meio de uma palestra proferida por Luciane Balbino. O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com a presença de mulheres de várias comunidades do município de Leverger e de Mirassol D’ Oeste.

A excursão foi uma organização da Empaer-MT, escritório de Mirassol D’ Oeste, Prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do CRAS. Um ônibus com quarenta pessoas saiu logo cedo de Mirassol, destas, 36 eram mulheres.

A palestra tratou muito sobre a produção associada ao turismo, que poderia ser dito ser como produzir algo que o turista possa comprar, e isso inclui artesanato, gastronomia, passeios, apresentações, sensações, etc. Por conta de sua experiência pessoal na cidade de Chã de Jardim, uma comunidade com cerca de 600 habitantes, localizada no município de Areias, a 118 km de João Pessoa (PB), Luciana contou e apresentou em imagens como desenvolveu o modelo econômico com base na produção associada ao turismo, envolvendo, pequenos agricultores, artesãs e jovens da comunidade, começando com a realização de caminhadas em trilhas no Parque Estadual Pau Ferro, depois piqueniques, sessões de relaxamentos, vendas de produtos produzidos pela comunidade, até chegar no ponte de criação de uma associação turística. Todo o processo contou com a capacitação do SEBRAE, EMATER – PB e Prefeitura.

Por isso a palestra serviu como capacitação, apresentando os caminhos tomados pela comunidade para alcançarem o desenvolvimento, conseguindo fazer com que mulheres antes iletradas se tornassem mulheres de negócio, jovens empreendedores e toda uma comunidade engajada em pról da própria comunidade, numa sinergia e interdependência, apresentando um caso de sucesso de como o Turismo é benéfico ao ser planejado e participativo.

No caminho de volta para casa trouxemos na bagagem um pouco mais de conhecimento, gratidão pelos momentos passados e quem sabe dentre o grupo Miradolense que participou da palestra, surja uma nova história a ser contada futuramente. Torço para que ao menos duas ponham em prática algo e tenham o sonho concretizado.

Share this:


Nenhum comentário:

Postar um comentário