9 de março de 2022

Empaer promove trilha para fomentar turismo ecológico associado à agricultura familiar


O cenário foi o Chapadão do Parecis com montanhas, árvores majestosas e pedras espetaculares
Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

- Foto por: Empaer
A | A

A ‘Trilha Solidária – Caminho do Parecis’ – contou com a participação de 40 caminhantes de Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis e Nova Marilândia. A iniciativa foi promovida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Trilha Chapadão do Parecis.

Realizada na semana passada, o evento celebrou o Dia Nacional do Turismo Ecológico e os alimentos arrecadados na inscrição foram doados a Apae do município. No percurso, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com agricultores locais que comercializaram seus produtos produzidos nas propriedades.

Exemplo da dona Elizabete Ferreira dos Santos Silva, que montou um abrigo para vender colorau, feijão verde e quiabo. “Foi lindo ver o pessoal passando, vendi alguns produtos e ainda interagi. No próximo, quero caminhar junto.   

Para Marlene Louzada Vieira, 69 anos, foi uma experiência única e recomenda para qualquer pessoa, inclusive para os da sua faixa etária. “Fiquei encantada com tudo. O lugar é lindo e majestoso. Já estou na expectativa do próximo. Foi um dia lindo e tudo correu conforme o programado”.

Dona Elizabete ficou contente com o movimento e aproveitou para vender seus produtos - Foto: Empaer

O técnico da Empaer Rafael de Assis Simões explica que a trilha foi realizada no Projeto de Assentamento Rio Santana, em Nortelândia. Ele destaca que o percurso foi pensado na interação entre família junto a terrenos planos e elevados com pequena montanha, árvores exuberantes, pedras espetaculares e, com um balanço no meio da mata.

“Passamos por uma região de grande importância ecológica pela sua  biodiversidade e belezas naturais, região das nascentes do Pantanal além do cenário que fomenta o  turismo ecológico da região”.

Segundo ele, o objetivo é aproximar os produtores da localidade e  oportunizar que comercializassem seus produtos durante iniciativas parecidas que serão realizadas no decorrer do ano.

No final da caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma feira com produtos da agricultura familiar e artesanatos, além de um almoço que teve um custo individual. Foram parceiros da iniciativa o Sicredi, Pousada Santana, Garcia cabeleireiro e barbearia, Pesqueiro Peron e a Drogaria Nossa Senhora de Santana.

Foto: Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário