11 de março de 2022

Empaer alinha detalhes para apresentação das ações de produção de leite na URT


Emily Magalhães | Prefeitura de Cuiabá

O secretário e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, se reuniu na manhã desta terça-feira (8), com representantes da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para alinhar os detalhes sobre a apresentação das ações realizadas na Unidade de Referência Técnica (URT) para a produção de leite, no Assentamento 21 de Abril. O evento está previso para ser realizado no final do mês de abril.

Essa é uma ação do programa Agro da Gente, integra o ‘Pra Frente Cuiabá’, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A propriedade rural pertence ao senhor Sérgio e à dona Rosinei, pequenos produtores de queijo e requeijão na região rural do município. No local, é desenvolvido o projeto-piloto da URT para a produção do leite, que tem como objetivo fomentar o processamento e certificação dos produtos para atender o comércio da Capital.

“Nosso objetivo é garantir que esse espaço da URT seja uma referência, desde o ordenamento na produção do leite, aumentando a capacidade de produção com o manejo adequado, pasto adequado e passando pelo processo da sustentabilidade, envolvendo as questões da energia solar e do biodigestor, assim atingindo o aspecto do processamento onde é realizada a coleta do leite, que depois será transformado agregando valor num processo correto com relação à inspeção sanitária”, disse o secretário.

No mês passado, Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, juntamente com os técnicos da Empaer, estiveram na propriedade rural para entrega de equipamentos para a estrutura do curral que está sendo construído no local.

“Esse ciclo todo está sendo montado com a Empaer e será apresentado dentro do nosso cronograma. a intenção é que seja realizado todo um workshop onde será apresentado oficialmente como era antes e todas as evoluções que ocorreram e, ao mesmo tempo, potencializar toda aquela região para que os produtores de leite tenham uma opção a mais de venda, não só aos laticínios. A última etapa será a comercialização que será realizada após a conclusão desse processo faremos uma apresentação da URT aos supermercados e hipermercados para que conheçam a produção local e possamos ter preços competitivos para atender o mercado”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário