25 de fevereiro de 2022

Idade não é limite: aos 82 anos Sebastiana caminhou 100 km em MT.



Sebastiana conta que é natural para ela caminhar longos percursos. Foram cinco etapas. Cada dia, a idosa realizou 20 km de caminhada

Leonardo Almeida

O que pode ser difícil para muitas pessoas, é “natural” para a dona Sebastiana da Silva Figueiredo, de 82 anos. Dos dias 21 até esta sexta-feira (25), ela caminhou um total de 100 km, em um desafio cumprido no Caminhos do Morro, em Mato Grosso.

Foram cinco etapas. Cada dia, a idosa realizou 20 km de caminhada. As saídas eram sempre às 6h, na zona rural de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. Ao final de cada dia, ela e outros participantes receberam um certificado de participação.

“Fui convidada pela organizadora do evento. Eles costumam fazer algumas caminhadas aqui na região, e eu fui dessa vez. Eu ando bastante…é natural. Tem pouco tempo que estou fazendo caminhada. Vou quando o pessoal me chama. Não sou acostumada a praticar de forma corriqueira como outras pessoas praticam”, revelou a senhora.

Sebastiana é professora aposentada e vive num sítio junto com o marido na zona rural de Santo Antônio do Leverger. Outras participantes do desafio contaram ao Primeira Página que se inspiraram bastante na idosa durante as etapas. Para suportar os desafios, ela carregou consigo água e frutas, em uma mochila nas costas.

Sebastiana da Silva Figueiredo tem 82 anos (Foto: Arquivo pessoal)
Sebastiana da Silva Figueiredo tem 82 anos (Foto: Arquivo pessoal)

A idosa disse ainda à reportagem que não compreende muito o fato de pessoas ficarem surpreendidas, pelo fato dela conseguir caminhar muito, apesar da idade avançada.

“Pessoal sempre fala isso, não sei por quê. As pessoas comentam sobre minha idade, mas eu acho normal (caminhar). Falo para as pessoas que é importante treinar”, contou Sebastiana.

A idosa afirmou ainda que está saudável, e que recomenda a todos estarem sempre em movimento.

“Se ficamos parado, os ossos vão atrofiando e podemos ficar impedidos de fazer outras coisas”, alertou.

Sebastiana percorreu 20 km por dia (Foto: Arquivo pessoal)
Sebastiana percorreu 20 km por dia (Foto: Arquivo pessoal)

FONTE: https://primeirapagina.com.br/idade-nao-e-limite-aos-82-anos-sebastiana-caminhou-100-km-em-mt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário