15 de fevereiro de 2022

Empaer promove capacitação e consolida Plano de Desenvolvimento do Turismo

A meta é fortalecer os conselhos municipais por meio de políticas públicas com foco no turismo regional

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

- Foto por: Empaer
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) dá continuidade às ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional construído em parceria com o  Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal que iniciaram em 2021. O primeiro encontro do ano foi na cidade de Rio Branco (356 km de Cuiabá), com a presença de secretários de turismo, conselheiros e empreendedores da região turística do Vale do Cabaçal.

Realizada na Câmara Municipal, com representantes das cidades de Curvelândia, Mirassol D´Oeste, Reserva do Cabaçal e Rio Branco, o turismólogo da Empaer, Robson Junior Hartmann, destacou o andamento dos trabalhos e a importância de fortalecer os conselhos municipais, além das diretrizes construídas em conjunto e integrada as ações para o desenvolvimento do turismo.

“O Plano tem duração de cinco anos, por isso, precisamos fortalecer os conselhos municipais, pois será a base para o desenvolvimento das ações previstas nele. Nossa meta é nesse período preparar as seis cidades da região que aderiram ao Plano para que a atividade turística possa ocorrer de forma planejada e  gerar renda e fomentar a economia da região”.

Durante o evento, Robson realizou a capacitação dos conselheiros municipais de turismo por meio de duas palestras que trataram sobre o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outra sobre o Programa de Regionalização de Turismo, dando ênfase para as questões sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, provendo uma base de como os municípios devem proceder na atualização do Mapa e no andamento do Comtur.

“Os Conselhos Municipais de Turismo são a base para o desenvolvimento do Turismo Municipal e o Programa de Regionalização é a principal política pública do Ministério do Turismo para a atividade turística regional”

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Mirassol D´Oeste, Odacir Trindade dos Santos, disse que o encontro foi importante para traçar as principais etapas do plano que irá fortalecer a regionalização do turismo. “Estamos traçando o diagnóstico com objetivos e metas para encontrar as estratégias e propostas para implantarmos as ações, com diagnóstico e análise da situação atual. Cada município vem somar com o seu potencial e sua experiência”.

O secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Rio Branco, Ednilson Zanol, ressaltou que a reunião foi importante para alinhar e traçar as metas de trabalhos que serão desenvolvidas ao longo do ano. Ele destacou que a próxima agenda será no mês de abril em uma reunião ampliada, com data e local ainda em aberto, com a participação de representantes das cidades de São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Lambari D´Oeste. “A cada encontro avançamos e novos desafios vão surgindo. O trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região”.

A região turística Vale do Cabaçal é composta atualmente pelos municípios de Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Salto do Céu e, com a atualização do Mapa do Turismo prevista para ocorrer ainda no mês de fevereiro - Reserva do Cabaçal e Curvelândia passarão a fazer parte, além do município de Glória D’ Oeste que está sendo atendido pela Empaer para uma próxima oportunidade seja integrado à região turística também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário