11 de fevereiro de 2022

A aventura bem pertinho, no Morro de Santo Antônio

Proposta é percorrer 100 km conhecendo a comunidade e a paisagem local

Lidiane Moraes

O turismo tem se tornado a base da economia para muitos municípios e estados. Também tem se tornando o “ganha pão” de muita gente. 

No caso de Mato Grosso, há muito a ser explorado, pois é um estado rico em beleza natural, morros, cachoeiras, lagoas azuis.  

morro 5
A rota inclui um percurso de 100 km cumprido em 5 dias. (Foto: Rancho Epona)

Mas, devemos lembrar que o turismo também inclui culinária, festas populares, ritos e um monte de coisas não palpáveis como acolhimento, intenção, enfim. 

E pensando em oferecer desafio, sossego e belas paisagens, um grupo de sitiantes da região metropolitana de Cuiabá, se juntou e criou o projeto “Caminhos do Morro”.

A proposta incluiu o desafio de percorrer 100 km em torno do Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Leverger, contando com a escalada. O roteiro deve ser cumprido em uma semana, de segunda a sexta-feira. 

morro 2
Quem se propõe a fazer a trilha, se depara com essa paisagem. (Foto: Arquivo pessoal)

A iniciativa é promovida pelo Rancho Epona, uma das 14 propriedades que fazem parte do projeto. A meta é percorrer 20 km diários, com saída e retorno da sede do rancho.  

A técnica da Empaer Ludmila Bodnar lembra que o objetivo é fomentar a agricultura familiar associada ao turismo rural e, como atrativo, o Morro de Santo Antônio. 

A proprietária do Rancho Epona, Mirian Ferraz, é caminhante desde 2018 e já realizou alguns caminhos pelo Brasil, entre eles o Circuito Caminhos da Sabedoria, na cidade de Ibiraçu, no estado do Espírito Santo.  

morro 1
O contato com a natureza também faz parte da proposta. (Foto: Arquivo pessoal)

Com o hábito de caminhar, Mirian conta que teve a oportunidade de conhecer outras pessoas que já tinham feito um dos mais tradicionais caminhos do mundo, o Santiago de Compostela, na Espanha. 

Essas pessoas a estimularam e despertaram nela o prazer da caminhada. E, por isso, ela quer proporcionar a mesma sensação a outras pessoas. 

“Caminhar é renovador. É no silêncio que o ritmo se impõe, é possível colocar a mente em equilíbrio, ouvir o ruído da natureza, escutar o compasso e, até o descompasso do coração, sentir o vento, o calor e a imensidão que nos cerca”. 

Aventura sem idade 

E erra quem pensa que para fazer este percurso e viver essa aventura precisar ser jovem. Se bem que sim, precisar ser jovem de mente, digamos assim. 

morro 3
Seo Vicente e dona Sebastiana no alto do Morro de Santo Antônio. (Foto: Arquivo pessoal)

Para se ter ideia de como é acessível, uma das participantes do projeto é a professora aposentada Sebastiana Figueiredo, de 81 anos. Ela participou da primeira etapa, escalou o morro e tudo, e pretende participar do próximo desafio. 

Aí você pode pensar: mas ela é uma exceção!!! Negativo. Ela tem a companhia do ‘seo’ Vicente Ferro, de 89 anos, e o sobrenome dele já diz tudo. Morador da comunidade, ele também participou da caminhada anterior, realizada em dezembro. 

morro 4
Professora Sebastiana já garantiu vaga no próximo desafio que acontece em fevereiro. (Foto: Arquivo pessoal

FONTE: https://primeirapagina.com.br/mato-grosso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário