7 de dezembro de 2021

EMPAER e Consorcio Regional realizam o Primeiro Encontro Regional de Turismo e Turismo Rural em Mirassol Doeste.

A Empaer, o Consórcio Nascentes do Pantanal e as secretarias municipais de Agricultura estarão  juntos  neste projeto , com a participação ativa da SEDEC através da Secretaria Adjunta de Turismo.
Na ponta ao lado direito ODACIR TRINDADE DOS SANTOS

A prefeitura Municipal de Mirassol do Oeste é também uma das realizadores do Evento e contou com a participação do  SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMMENTO SUSTENTAVEL, ODACIR TRINDADE DOS SANTOS e Ana Maria de Jesus Pires gestora de turismo
Dario Carniel e Geraldo Lucio

O secretário executivo do Consórcio Dario Antônio Carniel esteve presente na abertura do evento e  falou  da  importância da  parceria com a EMPAER na  inserção do Segmento do Turismo Rural na região do Consórcio.

Laura Peixoto e Robson

Já a  coordenadora do Escritório Regional da Empaer de Cáceres, Laura Peixoto de Arruda,  destacou  a importância do Turismo Rural enquanto diversificação na atividade da unidade de produção da família rural e com foco no aumento da renda  das cidades que fazem parte do Consórcio.

Geraldo Lucio, Diego Augusto, Luciana Viegas e Robson

A abertura teve também no dispositivo os servidores da SEADTUR, Diego Augusto e Luciana Viegas.

Rondon, Geraldo, Silvio de Comodoro, Diego

O evento ocorreu durante todo o dia no auditório do CREA em Mirassol Doeste

O Encontro foi  uma ação que  estava prevista dentro do Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional que é uma parceria entre Empaer-MT, Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e municípios que integram o Consórcio.

Durante a programação os participantes foram atualizados sobre temas referentes ao programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo e capacitação sobre as políticas públicas do turismo, sobre o funcionamento e objetivos do Conselho Municipal de Turismo, além de painéis sobre as oportunidades do turismo rural. 

Os palestrantes foram  os Turismólogos Robson Junior Hartmann da Empaer-MT e Luciana Viegas da SEDEC, além do Geraldo Lúcio que é Extensionista Rural da Empaer-MT, Especialista em Gestão Pública, com Ênfase em Turismo Rural e autor do Livro Turismo no Meio Rural de Mato Grosso – 2008/2009.

O evento foi pensado para atender as necessidades dos gestores municipais da pasta de turismo e dos conselheiros municipais de turismo, mas outras  pessoas ligadas ao setor turístico que  puderam  participar em função da relevância dos temas abordados. 
A programação foi  a seguinte:

07:00h – Recepção
08:00h – Abertura e boas-vindas
08:30h – Compreendendo o turismo Regional – Robson Jr. Hartmann
09:10h – Regionalização do Turismo, Diego Augusto
10:30 - História da evolução das políticas públicas do turismo rural – Geraldo Lúcio
11:30h – Intervalo
13:30h –.Contextos do Turismo Rural Luciana Viegas
 14:30 - Oportunidades de negócios no turismo rural – Geraldo Lúcio
15:00h – Intervalo
15:30h – Criação do Conselho Regional de Turismo – Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.
Como fazer e pra que serve o inventário turístico municipal
 Diego Augusto
16:00h – Encerramento

Texto:  é Fotos GERALDO DONIZETI LUCIO








Nenhum comentário:

Postar um comentário