23 de dezembro de 2021

Cartilha orienta produtores familiares sobre microcrédito

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Dia do lançamento do material com apresentação dos agricultores que participaram do Programa de Microcrédito - Foto por: EMPAER
Dia do lançamento do material com apresentação dos agricultores que participaram do Programa de Microcrédito
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), participou da elaboração da Cartilha Microcrédito Orientado para Agricultores Familiares da cidade Campos de Júlio (a 553 km de Cuiabá). O material foi elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae MT), a pedido da Prefeitura Municipal e lançado na semana passada, no Centro Cultural Ricieri Masutti.

Na prática, a cartilha condensa informações orientando o produtor de como ter acesso a créditos e irá servir de referência a outras cidades que tiverem interesse. Em Campo de Júlio, foi aprovado pela Câmara Municipal um programa de microcrédito que estrutura as ações para melhorar o ambiente local e fortalecer a comercialização dos produtos.

A agrônoma, Jackeline Silva de Carvalho, destaca que os projetos apresentados e destacados na cartilha foram elaborados pela Empaer durante as assistências técnicas. “O material passou pelo comitê e aprovado, segue os trâmites, conforme é explicado na cartilha. A Empaer também faz parte da comissão avaliadora”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Edmilson Junior de Oliveira, explica que o microcrédito orientado incentiva o pequeno produtor para que possa fazer uma produção com mais qualidade, aumentar os resultados do seu trabalho e ampliar os canais de comunicação. “Nós trabalhamos em parceria com a equipe da Empaer e o Sebrae ajudou a capacitar os agricultores junto ao comércio local”.

Na mensagem do Sebrae, o diretor presidente, José Guilherme Barbosa Ribeiro, frisa que a iniciativa é destinada ao desenvolvimento da agricultura familiar e a conservação dos recursos naturais. “A união visa incentivar a produção de produtos agroecológicos e a sua comercialização e garante aos agricultores e seus familiares o acesso a crédito, apoio técnico e ampliação da renda”.

Um dos critérios depois de habilitado para participar do chamamento, o agricultor contemplado deverá ser acompanhando, durante todo o período do projeto, pelo técnico da Empaer.

Mais informações no QR code da imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário