13 de dezembro de 2021

Conhecam a Trilha - Caminhada na Natureza "Pirâmides do Desejos" No Rancho EPONA - Caminhos do Morro - Comunidade Morrinho - Santo Antônio do Leverger - MT

 

 A Primeira Caminhada na Natureza na Trilha Pirâmide dos Desejos, foi  realizada  no dia 11 de dezembro, por ocasião da realização do 1º Dia de Campo de Turismo Rural na Comunidade Morrinho, no Município de Santo Antônio do Leverger, o objetivo do  evento foi para o  pré-lançamento do Circuito de Turismo Rural com o nome de Caminhos do Morro, com 14 propriedades participantes sendo realizadas ações de formatação e estruturação  a curto prazo considerado um ano de trabalhos realizados e que o processo continuará a médio e longo prazo

O Projeto vem sendo realizado pela  EMPAER, SEADTUR, APRUMO, COM APOIOS DA PREFEITURA, CÂMARA MUNICIPAL SENAR, SEBRAE  E DEMAIS PARCEIROS 

O evento teve como receptivo a sede da Associação de Moradores da Comunidade - APRUMO e contou com uma Feira de Exposição e Vendas de produtos da Agricultura Familiar, Espaço Gastronômico e Cultural, com apresenta de técnicos, comunidade local, autoridades políticas e convidados, com público circulante  de  150 pessoas, já a Caminhada na Natureza foi limitada para 30 pessoas. 

*Teve um  café da manha gratuito, cedido pela (EMPAER) E UM almoço  na sede do evento  gratuito (cedido pela prefeitura municipal de Santo Antônio do Leverger.

*Este evento FOI  uma iniciativa da  EMPAER, APRUMO, SEADTUR, com o apoio da  Prefeitura, Câmara, Deputados Estaduais  e demais parceiros, a trilha  foi uma das atividades no dia.

A Trilha teve início na Sede da APRUMO,  a idealizadora da Trilha que também é a proprietária do Rancho Epona, Sr. Miriam Ferraz,  estava presente no evento e passou a organizar o grupo que iria fazer a atividade de Caminhada na Natureza, distribuiu as camisetas para os caminhantes que haviam feito as suas inscrições com antecedência, e após a abertura oficial do Dia de Campo, tratou logo de fazer o guiamento dos caminhante para trilha.

Na sua equipe de trabalho a Mirian tem o Sr. Vicente Ferro uma figura, Cearense, com sangue de português morador em Mato Grosso à mais de 70 anos, estando atualmente com 89 anos de idade, com esta idade o Sr. Vicente fez a formatação, estruturação e sinalização da trilha,  é o condutor local junto aos turistas e ainda fabrica os bastões que vende aos caminhantes com madeiras de aricá e outras muito comuns na região, mas faz questão de esclarecer que estas madeiras são de aproveitamento, ele tem consciência ambiental


Vicente Ferro

A Trilha teve inicio na sede da APRUMO, passou por várias propriedade, inclusive pelo Recanto dos Lagos que é de propriedade da  Niane presidente da APRUMO, onde está em formatação final, mas já recebendo visitantes a trilha do Leite, nesta propriedade o turista poderá  entender a cadeia produtiva do leite conhecendo não apenas as vacas, mas ir até o pasto, curral e processamento do leite e derivados  (queijo, manteiga, doces, requeijão, soro etc.), interagir com outros pequenos animais, aves, suínos, peixes, gansos, patos, bem neste dia a  trilha foi apenas de  passagem nos redores da propriedade visualizando  de longe.

Chegando na propriedade Rancho  Epona, após 3 km de caminhada, foi o momento dos caminhantes receberem e colocarem as suas perneiras fator preponderante para caminhadas na natureza,  que faz a proteção de animais peçonhentos e também de acidentes com vegetação e pedras  as informações gerais sobre a  trilha  e comportamento durante a caminhada ficou a cargo da Letícia Ferro Ferraz filha da Mirian Ferraz.
Letícia Filha Ferraz  da Miriam Ferraz, profissional graduada em Comunicação e Radialismo.

Após as orientações a trilha recomeça agora dentro da Propriedade Rancho Epona, uma trilha com um vegetação de cerrado com vários  pés de Pequi em produção, mas com o destaque especial para a quantidade de pedras que são usadas para se montar as pirâmides dos desejos, no percurso foi possível encontrar algumas destas pirâmides prontas e caminhantes fazendo as suas com a particularidade de cada um nos seus desejos.

No retorno da caminhada até o Rancho os caminhantes foram recebidos com muita água gelada,  suco natural  de Caju e Maracujá e salgadinhos, um bom momento de prosa e  troca de experiências , logo seguiram para a sede da APRUMO onde teve uma deliciosa refeição com prato típico (Maria Isabel - "arroz com carne", feijão empamonado, farofa de banana da terra, e salada de repolho com tomate).

As caminhadas na  Trilha Pirâmides dos Desejos estão disponíveis dentre outras no Projeto Caminhos do Morro, basta procuras a APRUMO, Miriam Ferraz e demais participantes da ROTA.
A Trilha Pirâmides dos Desejos está localizada  no Rancho Epona na Comunidade Morrinhos em Santo Antônio do Leverger Mato Grosso.

Foto abaixo da Mirian Ferraz do Rancho Epona  idealizadora da Trilha e proprietária do Rancho., juntamente com o seu esposo Nilson Ferro de Oliveira.
Mirian Ferraz e Nilson Ferro de Oliveira, proprietários do Rancho EPONA.

 

O Rancho Epona é uma propriedade de Turismo Rural é de Natureza, da Mirian Ferraz, está localizado na Comunidade Morrinhos, no município de Santo Antônio do Leverger, bem próximo do  Morro de Santo Antônio.

Esta propriedade está sendo atendida pela EMPAER - MT com o apoio da SEADTUR , prefeitura e demais parceiros no  Projeto de  Turismo Rural, denominado  Caminhos do Morro, na Comunidade Morrinho no Município de Santo Antônio do Leverger 

A Mirian  Ferraz foi quem demandou este projeto no mês de dezembro  ano de 2020, à princípio era para ser uma ação isolada individual  e que acabou culminando com um ação maior e hoje tem cerca de 14 propriedade envolvidas no projeto.

A proprietária do Rancho Epona (Mirian) desde o início do Projeto vem realizando intervenções positivas no sentido da Formatação reestruturação da sua propriedade.

Em um período de  um ano de formatação a proprietária construiu área comum, piscina e a sua  última atividade foi a Trilha Pirâmides dos Desejos. Trata-se de uma trilha   de atividade  contemplativa, de lazer, esporte, religioso e mística  de aproximadamente  3 km de percurso em uma área de 15 ha

Nesta trilha o turista pode realizar sua caminhada sem pressa  interagindo  com a Natureza observando a vegetação com vistas para o Morro de Santo Antônio, e poderá  construir as suas  pirâmides  de equilíbrio  com  pedras locais  enquanto faz a sua torre ou pirâmide  o turista pensa  e faz  um desejo, este é o porquê do nome Pirâmides dos Desejos, esta mesma pirâmide que já alcançou o seu objetivo com o visitante, poderá ser   derrubada e  construída ou melhorada por outra pessoa que passar por ali e que queira fazer  a sua própria pirâmide.


GALERIA DE FOTOS

Fotos Geraldo Lúcio 



FOTOS ABAIXO DA MIRIAM FERRAZ 






Momentos ímpar com meu amigo Valdizar Andrade,  recebendo o livro de sua autoria.




CONTATO PARA CAMINHADA.
MIRIAN FERRAZ 
(65) 98153 -5011

TEXTO E FOTOS: Geraldo Donizeti Lucio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário