6 de novembro de 2021

EMPAER Central realiza visita e reunião técnica de Turismo Rural em Nortelandia.

No dia 04 de novembro de 2021, o agente técnico da Empaer Central Geraldo Donizeti Lucio, lotado na COATER esteve realizando visitas técnicas de Turismo Rural no município de Nortelandia.

As visitas foram acompanhadas pelo técnico local da EMPAER de Nortelandia Rafael Simões e fiscais do Meio Ambiente do Município.
A noite à partir das 19 horas foi realizado uma reunião com a participação de moradores do Meio Rural e Urbano, comerciantes e agricultores familiar.

A Reunião realizada no Centro do Idoso do Município teve por objetivo a apresentação do Turismo Rural como oportunidade de geração de trabalho e rendas para o município.

O Palestrante Geraldo Lucio  que é especialista em Turismo Rural teve como estratégia realizar dois dias de visitas  técnicas no município com o foco voltado para o Turismo, onde pode ter uma visão da realidade local  e adquirir subsídios para melhor embasar a sua palestra da noite.

A palestra foi muito interativa, com apresentações conceituais e colocação comparativas de experiências de Turismo Rural no Brasil em Mato Grosso  e enfoques nas potencialidades verificadas nas visitas realizadas nestes dois dias, comenta Geraldo.  

o município tem a Trilha Chapadão dos Parecis muito conhecida no Estado, além da Orla do Rio Santana e a Trilha Via do Sol, é necessário que haja mais atrativos segmentados que possam oportunizar condições favoráveis para que o turista possa ficar mais tempo no município, e isto significa movimento econômico, moeda nova circulando.

O Turismo Rural se apresenta como uma alternativa favorável visto que Nortelandia é um município estritamente agrícola com 03 assentamentos da Agricultura Familiar e vários médios e grandes agricultores e pecuaristas, estes fatores fundamentam  o desenvolvimento desta atividade.

Para o público urbano e rural da reunião foi falado que o Turismo é um segmento econômico que  impacta economicamente   52 outros setores da economia e que seria interessante que as pessoas se vissem neste processo, se perguntando,  como eu posso estar inserido na cadeia do Turismo? 
A cadeia do Turismo é feita por insumos, fatores, serviços produtos e tem espaço para todos os que querem empreender.

O prefeito JOSSIMAR JOSé FERNANDES (Zema) fez a abertura do evento dando boas vindas aos participantes e no final do evento fez uma síntese relacionando a palestra com a realidade local onde conseguiu visualizar um projeto de Turismo Rural para o município e passou a sonhar com  um grande integrando todos os assentamentos e citando inclusive os nomes dos atores que ele via fazendo parte do projeto cada um com a sua atividade, finalizou dizendo agora a EMPAER e a prefeitura terá muito trabalho para tornar isto realidade.

Geraldo  Lucio fez um compromisso através da EMPAER de  juntos construírem um projeto  para que tudo seja feito de forma planejada e com sustentabilidade.

EQUIPE DE REALIZAÇÃO E  APOIO DA REUNIÃO
- Geraldo Donizeti Lucio - Agente Técnico da Coater/ EMPAER Central

- Rafael Simões EMPAER local, 

 - Jackeline Rodrigues de Souza Ormond Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário