14 de outubro de 2021

Odney Taques em meio a PANDEMIA se apresenta como um bom Empreendedor Rural.


AGRICULTOR FAMILIAR RIBEIRINHO ODNEY TAQUES.

Odney Taques um morador ribeirinho da Comunidade Piuva no PANTANAL, município de Barão do Melgaço e o Técnico da EMPAER Geraldo Lucio


Antes da Pandemia Odney e sua família iniciava as suas atividades  em Turismo Rural e com Base Comunitária.
Ele  começa  as suas  atividades com   uma estrutura de  03 apartamentos, um  restaurante e barco para atender turistas em  hospedagens,  alimentações, passeios contemplativos no Rio Cuiabá e nas Baías e pesca.
Segundo comenta Edney a  PANDEMIA diminuiu o seu fluxo de visitantes dando uma queda na sua receita econômica.

Odney ainda cobra uma Taxa de estacionamento dos veículos que ficam em sua propriedade para acessarem o Rio Cuiabá para passeio e pesca, mesmo com baixo fluxo.
Ele  não ficou parado vendo a crise, foi logo fazer alguns cursos com a sua esposa na expectativa de ter renda na propriedade.
Com o curso de  horta fez a sua que segundo ele está colhendo para consumo e  comercialização, neste caso tem renda semanal e diária

Tem uma criação de aves caipira  em que retira 150 a 170 aves gorda à cada  dias e comercializa no município, para isto ele e sua esposa buscaram qualificação, com as aves sua renda é trimestral.
Outro empreendimento foi na Pisicultura em que tem 03 tanques escavados com capacidade de 650 peixes cada um que lhe dá uma renda a cada 12 meses.


Outro benefício que Odney  buscou foi a energia solar, visando a redução dos seus gastos com a energia convencional que segundo ele chega a  economizar 70%.
Este é um exemplo a ser seguido, um Ribeirinho que tendo o Rio Cuiabá na sua escassez de pescado e o advento da PANDEMIA, foi a luta e empreendeu em meio a crise.  

RESTAURANTE







Os cursos foram realizados pelo SENAR.

*A família do Odney Taques é atendida pela EMPAER de Santo Antônio do Leverger.

A COMUNIDADE PIUVA É ATENDIDA NO PROJETO  REDES SMT JUNTO A UNISOL BRASIL ATRAVES DO PRONATUR  

TEXTO E FOTOS: GERALDO DONIZETI LUCIO DAEMPAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário