18 de outubro de 2021

Governador Mauro Mendes visita estande indígena Bakairi da Empaer na feira Gaia em Cuiabá

 

Governador Mauro Mendes visita estande indígena Bakairi da Empaer na feira Gaia em Cuiabá.

Clic na foto para ampliar

No último sábado  dia 16 de outubro de 2021, com o  apoio da Prefeitura de Paranatinga através do departamento de cultura – Lorrayne Bettega e Empaer representado  pelo servidor José Carlos Cuiabano,  o povo Kurâ – Bakairi teve a  oportunidade de participar da feira itinerante de arte, empreendedorismo e cultura – Feira Gaia – 3ª Edição, no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, em Cuiabá. 

Clic na foto para ampliar

Mais importante que a nossa presença no evento foi a oportunidade de colaborar com a economia criativa e colaborativa  Estado de Mato Grosso, valorizando o pequeno empreendedor local e a  cultura indígena  como um todo.

Clic na foto para ampliar

Durante o evento o povo Kurâ – Bakairi teve oportunidade de  expor parte de sua cultura material e pode apresentar o resultado do projeto de moda Kywâgâ.

Clic na foto para ampliar

Clic na foto para ampliar

Clic na foto para ampliar

A exposição foi um sucesso e contou, inclusive, com a visita do Governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virgínia Mendes, que prestigiaram e se surpreenderam com os trabalhos elaborados pelos indígenas.

No evento foi oportunizado aos parricipantes o  direito à 20 minutos de fala, onde o professor Magno Amaldo deu explicações sobre o povo, e a professora Darlene Taukane explicou sobre o projeto da moda indígena.

Visitaram a exposição indígena o Sr. Jefferson Preza Moreno - Secretário Adjunto de Turismo de MT.e  Sr. Alberto Machado - Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, além  do Ilustríssimo Sr. Governador Mauro Mendes e sua esposa, que na ocasião foram  apresentados  os  trabalhos e as demandas da comunidade; que  teve como resposta a promessa de uma visita, em breve destas autoridades na Aldeia.

Clic na foto para ampliar
Sr. Alberto Machado - Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer,

Além das ilustres visitas ,  os expositores tiveram o prazer de rever e conhecer velhos e novas  pessoas fazendo novos amigos.

Clic na foto para ampliar


Clic na foto para ampliar
O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Mato Grosso Criativo, via Lei Aldir Blanc, tem por objetivo impulsionar a arte, a cultura e o empreendedorismo. 

Durante a feira, 10 aldeias indígenas da etnia Bakairi, de Planalto da Serra e Paranatinga, expuseram diversos produtos de artesanato, entre eles peças elaboradas com algodão orgânico cultivado sob a orientação técnica da Empaer. 


Fotos: Empaer
TEXTO:  Líder Indígena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário