16 de outubro de 2021

Forbes Agro / Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro



Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do AgroConfira quem são as super poderosas na produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, política, entidades, grupo e, mais do que nunca, influenciadoras digitais.Vera Ondei (colaborou Erich Mafra)


 
Imagem/Arte_Forbes

No Dia Internacional da Mulher Rural, as brasileiras mostram o lado empreendedor do campo

L L A- A+ ◐

Mulheres de destaque estão por toda parte. Cada vez mais, elas têm ocupado espaços importantes na sociedade. E no agronegócio não é diferente. Hoje (15) é Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 com o intuito de elevar a consciência mundial sobre a importância dessa figura feminina como protagonista nas mudanças econômicas, sociais, ambientais e políticas. A Forbes Brasil aproveita a data para lançar sua primeira lista “100 Mulheres Poderosas do Agro”, com nomes que estão transformando diferentes segmentos do setor.

Na lista, a Forbes procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo. Por meio delas, o objetivo é homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio – mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades.

Para chegar aos 100 nomes, fomos a campo pesquisar, perguntar, buscar orientação de lideranças e também resgatar informações de reportagens especiais. São mulheres que se destacam em diferentes setores do agronegócio: elas estão presentes na produção de alimentos de origem vegetal e animal, na academia, na pesquisa, nas empresas, em foodtechs, em consultorias, em instituições financeiras, na política, nas entidades e nos grupos de classe e, mais do que nunca, nas redes sociais.

Confira a seguir, listadas em ordem alfabética, quem são elas:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

 Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

1 – Ana Carolina Gomes, mestre em desenvolvimento regional e agronegócio, é a coordenadora do Programa Café + Forte. A iniciativa foi criada em 2016 pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), onde é analista, em parceria com a cooperativa Sicoob Crediminas. No mais importante estado produtor do grão, sua missão é ajudar os agricultores a gerenciarem melhor as propriedades, por meio de transferência de tecnologias.

2 – A gaúcha Ana Doralina Alves Menezes é médica veterinária especializada em ciência e tecnologia do alimento. Faz parte da equipe da Associação Brasileira de Angus desde 2003. Começou como certificadora de desossa em frigoríficos e hoje é uma das maiores especialistas em cortes de carne. Não por acaso, em 2019 ela se tornou gerente nacional do Carne Angus Certificada, o maior programa do país que monitora e certifica carne premium.

3 – Aline Maldonado Locks é engenheira ambiental e CEO da Produzindo Certo, empresa de gestão e monitoramento socioambiental que presta assistência a 2.580 propriedades rurais, custeada por grandes empresas do agronegócio que desejam se conectar mais fortemente às suas cadeias de fornecimento. São 6,3 milhões de hectares monitorados. A Produzindo Certo nasceu em 2019 e tem na sua origem a ONG Aliança da Terra, entidade na qual Aline começou a trabalhar em 2008.

4 – Em julho do ano passado, a administradora Aline Oliveira Pezente se tornou head global do marketplace Indigo. A startup norte-americana que atua no Brasil desde 2018, com foco no comércio de grãos e produtos biológicos, está hoje avaliada em US$ 3,5 bilhões. O seu marktplace deve chegar ao país até a virada do ano. Aline é mestre em tecnologia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e já passou por algumas gigantes do setor, entre elas a Cargill. O desempenho profissional a levou à lista anual do MIT Tech Review de inovadores “35 Under 35”, em 2018.

5 – Amanda Pinto, herdeira e executiva há sete anos do Grupo Mantiqueira, um dos maiores produtores de ovos do país, decidiu atender a um público que não compraria produtos da companhia. Assim, em 2019 nasceu a foodtech N.Ovo, que significa ‘não ovo’ em português, ou nenhum ovo. O produto é um preparado à base de plantas que substitui o ovo de galinha em receitas diversas. Neste ano, entrou para a lista Forbes Under 30, que destaca os principais empreendedores em 15 categorias.

6 – Ana Beloto é sommelière de azeites pela Faculdade Federal de Química do Uruguai e especialista pela Ifapa e Dcoop, ambas instituições em Andaluzia, na Espanha. A azeitóloga representa um movimento de valorização do azeite brasileiro liderado por mulheres, além de integrar o grupo Women in Olive Oil, onde estão 1.200 mulheres de cerca de 50 países. Ana assinou um blend mineiro, o único do estado a ser condecorado pelo Guia Mundial dos Azeites de Oliva, o Flosolei, ficando entre os 500 melhores do mundo.

7 – Ana Carla de Oliveira Bueno, 37 anos, é suinocultora em Castro (PR). Para dar conta da lida, junto com duas amigas, criou em 2018 o grupo Mulheres na Suinocultura. Foi um dos primeiros desse setor. O grupo nasceu no whatsapp, onde hoje estão 135 integradoras, cooperadas e independentes também de outros estados (SC, RS, CE, GO e MG). Elas trocam experiências continuamente sobre maternidade, creche e terminação de leilões. Mas já há braços em outras redes sociais, nas quais propagam conhecimento e debates.

8 – Angélica Simone Cravo Pereira é professora doutora, além de responsável pelo Laboratório de Ciência da Carne do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. O laboratório realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, capacitação e promoção do conhecimento científico e técnico. Está na pauta do órgão as tecnologias, ciência e análises de qualidade de carnes de aves, suínos, ovinos e bovinos.

9 – Adriane Lermen Zart é médica veterinária, mestre em ciência animal e uma das maiores difusoras da técnica Nada nas Mãos, manejo que promove o bem-estar animal ao resgatar a relação de confiança entre humanos e bovinos. A técnica foi criada pelo veterinário brasileiro, Paulo Loureiro, que atua nos Estados Unidos e prega justamente a lida animal sem a utilização de varas ou ferros, mas apenas se movimentando para que o animal também se desloque sem estresse. Zart está mudando o cenário das fazendas de gado no Brasil.

FONTE: https://forbes.com.br/forbesagro/2021/10/100-mulheres-poderosas-do-agro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário