15 de setembro de 2021

PROPOSTAS DE PROJETOS E ATIVIDADES TURÍSTICAS PARA POPULAÇÃO RIBEIRINHA NO ESTADO DE MATO GROSSO

ATIVIDADES DE TURISMO SUSTENTÁVEL DENTRO DOS RIOS (NAS ÁGUAS) E NO SEU ENTORNO PARA FINALIDADES
 TURÍSTICAS. 

 Mato Grosso destaca-se pela diversidade de seus recursos naturais, as águas com o uso e ocupação no seu entorno, são um dos principais atrativos turísticos do Estado, a grande maioria dos destinos e produtos turísticos mais visitados no estado estão as margens dos rios. No tocante a organização dos corpos de águas está distribuída em três ecossistemas distintos: o pantanal, o cerrado e o amazônico, além das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia - Tocantins. 

Essas características naturais se constituem em grande atrativo ecológico, econômico e cultural, representando uma base significativa para a constituição de uma oferta turística ampla e diversificada.

 A grande maioria dos destinos e produtos turísticos mais visitados no estado estão as margens dos rios e córregos que são os tributários responsáveis pela formação das bacias hidrográficas supra citadas.

 Por sua quantidade predominante de atrativos naturais, o que mais chama a atenção é, sem dúvida o Pantanal, com sua planície periodicamente inundada pelas cheias e vazantes da bacia do Paraguai. 

O turismo no Pantanal acontece o ano todo. 

De dezembro a março, período das inundações, é momento em que as plantas aquáticas se reproduzem e criam uma vegetação exuberante, verificando-se ainda a migração de mamíferos para os campos mais elevados. 

De abril a junho é o período das águas vazantes, com formação de corixos e a presença de grande quantidade de pássaros. 

De julho a setembro, grande variedade de animais de todas as espécies, com maior quantidade de jacarés.

As atividades para o uso e ocupação sustentável dos entorno dos rios de Mato Grosso visam à promoção turística de forma ecologicamente correta e sustentável, e um dos principais benefícios está na organização da atividade turística no local, prevendo a formatação de um roteiro turístico envolvendo as famílias ribeirinhas (serviços de hospedagem e alimentação) e qualificação profissional dos pescadores locais para a comercialização do roteiro e recepção dos turistas com consciência de preservação ambiental e adequação de embarcações para serem utilizadas para realizar passeios náuticos nos roteiros turísticos. 

 É importante sensibilização da comunidade ribeirinha com orientações teóricas e práticas para que possa se desenvolver um turismo de forma ordenada e não predatório e que promovam o uso intenso dos recursos naturais combinando os fatores racionalmente, principalmente a mata ciliar, os recursos pesqueiros, os animais, as aves, os cuidados com os ninhais sem prejudicar o meio ambiente e a reprodução das espécies. 

 Texto: Geraldo Lucio

Nenhum comentário:

Postar um comentário