10 de setembro de 2021

A Produção Associada ao Turismo são produtos da agroindústria, artesanatos, culinárias típicas, manifestações culturais, tudo aquilo que possa deixar visível os saberes e fazeres de um povo. é qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico, a Produção Associada ao Turismo.

 Produção Associada ao Turismo é uma estratégia de competitividade turística e inclusão econômica de pequenos agricultores inserido nos negócios de empreendimentos turísticos que podem ser acessada da: porteira da propriedade para fora que são as vendas que o agricultor irá realizar levando os seus produtos para a demanda e da porteira da propriedade para dentro que é o fluxo de visitants que o agricultor tera em sua propriedade de pessoas interessadas em adquirir in ‘loco e praticar uma vivência com os saberes e fazeres da família rural.

 Para formatar este tipo de produto / atividade turística o Ministério do Turismo elaborou um Guia de Produtos Associados ao Turismo” em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP). 

 Foi idealizado para apoiar a promoção e a comercialização dos destinos turísticos, por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional. 

Sendo assim o guia passa a ser um orientador de projetos que tenham o foco na Produção Associada ao Turismo. 

É o resultado de um esforço conjunto em torno da valorização da diversidade brasileira que dá ao país uma identidade única e passa a oferecer aos micros e pequenos empresários do turismo, sobretudo da agricultura familiar e comunidade tradicionais, quilombolas e indígenas alternativas interessantes, vinculadas aos saberes e fazeres locais, que possam enriquecer roteiros turísticos desenvolvidos e comercializados no país.

 Deve Tornar visível os recursos naturais, as heranças culturais e o modo de vida que expressam o patrimônio dos povos que vivem no meio rural. 

 É interessante apresentar os valores, os saberes e os sabores; dentro de um desenho, onde o estilismo, esteja integrado à tecnologia onde o moderno esteja interagindo com o tradicional originando o que se denomina da linguagem do turismo de Produto Turístico. 

 A organização da atividade turística, também denominada sistema turístico é, por natureza, um encadeamento produtivo e interativo entre diversas empresas, setores e estruturas.

 Esse encadeamento necessita de alguns atores básicos em seu arranjo, mas pode também agregar outras empresas e setores como forma de fortalecimento econômico de seu sistema. 

 A produção associada ao turismo se configura nesse contexto, agregando valor ao turismo por meio de produtos com identidade local. 

 A princípio, considera-se como produção associada ao turismo qualquer atividade desenvolvida em uma localidade, que seja capaz de compor a atratividade de um destino e diversificar a oferta turística. 

 Os exemplos mais comuns são o artesanato e a produção agropecuária, mas manifestações culturais e a própria gastronomia também podem ser avaliados como produtos associados ao turismo.

Geraldo Donizeti Lúcio

Economista

Especialista em Turismo Rural

Autor do livro Turismo no Meio Rural de Mato Grosso


FONTE : https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/turismo-responsavel/manual-de-producao-associada-ao-turismo/view


Nenhum comentário:

Postar um comentário