27 de agosto de 2021

MEIO AMBIENTE: Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor presente na região


Na prática, as aeronaves voam até a altura das nuvens e, por meio de estímulos elétricos, fazem com que elas desenvolvam a água a ponto de gerar uma chuva natural e consistente

MEIO AMBIENTE: Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor presente na região
Reprodução

Em parceria com a Universidade de Reading, a administração local está utilizando drones para estimular a queda d’água de forma natura, região que sofre com o calor nessa época do ano, com termômetros que chegam aos 50ºC com alguma facilidade.

Na prática, as aeronaves voam até a altura das nuvens e, por meio de estímulos elétricos, fazem com que elas desenvolvam a água a ponto de gerar uma chuva natural e consistente — e até com alguma força. Vídeos divulgados pelo governo dos Emirados, é possível ver a queda da chuva com volume interessante, forçando os motoristas a dirigem com cuidado redobrado.

Além dos alertas aos motoristas, outros efeitos colaterais dessas chuvas fortes fora de hora apareceram. O mais incomum deles foi de enchentes em algumas regiões próximas à Dubai. A eficiência dos drones é tamanha que até mesmo os serviços de meteorologia conseguem captar as mudanças climáticas causadas por essa técnica que, vale lembrar, não usa qualquer tipo de aditivo químico.

Por todo, o governo dos Emirados Árabes investiu mais de US$ 15 milhões em diversos projetos de criação de chuvas artificiais, e o liderado por Reading foi um dos escolhidos para ser colocado em prática.

 

Fonte: www.engenhariae.com.br

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário