13 de julho de 2021

É salutar a iniciativa da propostas de criar a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural no Brasil.


A proposta foi feita   pela Câmara dos Deputados Federais, sendo  dois projetos de lei que atendem demandas do setor: o PL 4395/20, que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, e o PL 4396/20, que permite acesso às medidas emergenciais de auxílio ao setor turístico.

Tem  em vista a grande  dificuldade que o Segmento do Turismo Rural  tem enfrentado ao longo dos 17 anos desde a sua  institucionalização  no ano de 2004, com a criação das 07  Diretrizes Técnica para o Turismo Rural no Brasil, em que boa parte destas diretrizes não tem avançado, como por exemplo o  acesso ao crédito pelo setor.

 A aprovação das propostas referidas, dará  aos empreendimentos  de Turismo Rural a autenticidade de se beneficiarem do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), instituído pela Lei 13.999/20.

Com o advento da PANDEMIA, o Turismo Rural passa a ser a bola da vez, pois a retomada do Turismo será de forma regional, com viagens de pequenoams trechos em raios de até 250 km, realizados por pequenos grupos, iniciando pela família e amigos, em Vans, Mini - Vans e carros de passeio.

O Perfil dos turistas do Turismo Rural sempre foi este descrito acima, o que acontece é que a PANDEMIA tem deixado sequelas não apenas nas pessoas que sobreviveram ao ataque do vírus, mas também na Cadeia Econômica  do Turismo.

Agora é o momento em que os Empreendedores do Turismo Rural precisam de apoio para a sustentabilidade e potencialidade de seus negócios. Sem falar dos potenciais e perspectivas que os Estados como Mato Grosso tem para  formatação de novos produtos.

Portando uma iniciativa como está que vem no âmbito do  fomento ao Turismo Rural, vem de encontro com os sonhos e desafios do setor no Estado de Mato Grosso e de outros estados do Brasil de ver a consolidação e o posicionamento do Turismo Rural,  guardando as sua proporções de ser um Turismo Regional.

Com relação às persectivas   do setor são as melhores possíveis, uma vez que a  proposta dos projetos de lei irão atender as  demandas do setor: o PL 4395/20, que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, e o PL 4396/20, que permitirá o  acesso às medidas emergenciais de auxílio ao setor turístico, beneficiando os profissionais e os empreendimentos de Turismo.

TEXTO E FOTO:
GERALDO DONIZETI LUCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário