11 de maio de 2021

PARCERIA EMPAER E MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL INCENTIVA A PISCICULTURA NA REGIÃO


Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal.

A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades agropecuárias e não agropecuárias, assim como proporcionar o desenvolvimento dos municípios e o fortalecimento do consórcio.

Os beneficiários do projeto serão os agricultores(as) familiares residentes em 217 comunidades tradicionais e 3.771 famílias assentadas em 63 projetos de assentamentos, distribuídos nos 14 municípios do Consórcio.

Os serviços de pesquisa, assistência técnica e extensão rural serão prestados pela Empaer, que possui escritório em cada um dos 14 municípios, e conta com uma força de trabalho de 33 profissionais, multidisciplinares, veículos e equipamentos de informática em regular condição de uso.

O termo de parceria, assinado no dia 05 de fevereiro último, em Glória D’Oeste, pela Presidente do Consórcio, Prefeita Gheysa Borgato, Presidente da Empaer Renaldo Loffi, Deputados Dr. Gimenez e Valmir Moretto junto com todos os Prefeitos do Consórcio, já mostra resultados.

Como parte da estratégia de incentivo à cadeia da piscicultura, ROTA DO PEIXE, nesta semana, a partir de hoje, para repovoamento dos tanques de cultivo, começa a distribuição de alevinos aos produtores com atividade aquícola nos 14 municípios do Consórcio.

Nesta primeira etapa está previsto a distribuição de 120 mil alevinos, onde os beneficiários assinam termo de compromisso de participar do programa Rota do Peixe, prestando informações do cultivo, participar das capacitações da cadeia produtiva da piscicultura sempre que convidado, entre outros.

A Presidente do Consórcio, Prefeita Gheysa Borgato, ressaltou a importância da parceria com a EMPAER “Esta parceria com o Governo do Mato Grosso/Seaf, por intermédio da Empaer é muito importante para o desenvolvimento econômico da região, pois junto com os técnicos dos municípios poderemos dar um salto de qualidade na produção regional” e ao final e agradeceu o apoio dos Deputados Dr. Gimenez e Valmir Moretto que estão apostando no resultado deste importante trabalho.

José Antonio Gonçalves, chefe da regional da Empaer em Cáceres, ressaltou a importância da parceria, dizendo que o trabalho de planejamento cumpriu uma determinação do presidente da empresa e foi construído de forma que seja uma experiência de trabalho integrado com os consórcios regionais. “Esta é uma primeira experiência e que já está mostrando resultados satisfatórios, de forma que estamos apostando nesta forma de trabalhar para levar a tecnologia e assistência a milhares de famílias nesta região”.

Já o Presidente da Empaer Renaldo Loffi, destacou que a agricultura familiar representa um potencial importante para dinamizar a economia local, reduzir a dependência de importações de alimentos e gerar empregos no campo. Porém, demanda uma atuação forte do Estado para prover infraestrutura, pesquisa, assistência técnica, programas de fomento e outras políticas públicas necessárias ao desenvolvimento, e é neste sentido que promovemos esta importante parceria com o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, e que os bons resultados deste trabalho possam ser levados para outras regiões de Mato Grosso. E ao final agradeceu o apoio imprescindível dos Deputados Valmir Moretto e Dr. Gimenez, sem os quais não seria possível esta parceria.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal os Municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Da Assessoria do Consórcio

São José dos Quatro Marcos-MT, 11/05/2021

Parceiros

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário