29 de maio de 2021

O Plano diretor de Arborização Urbana - PDAU seria o maior presente para Cuiabá, em Comemoração a Semana do Meio Ambiente.


No dia 05 de junho, comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente.

Muitas serão as homenagens nesse dia, tão especial e necessário, para conscientização ambiental.

O maior presente para Cuiabá seria a união dos gestores, tanto municipais quanto do legislativo, para a confecção do Plano Diretor de Arborização Urbana- PDAU.

O PDAU dispõe sobre as Normas de Arborização Urbana no âmbito do Município, definindo casos onde há possibilidade de autorização de corte e poda de árvores em área pública e normas mais gerais sobre a implantação e manutenção da arborização de praças, parques e vias públicas.

O Plano de Arborização Urbana não é um simples regramento, ele aprofunda as questões já normatizadas em decretos e leis existentes, e traz inúmeros avanços na temática da Arborização Urbana no município.

O Plano Diretor de Arborização Urbana traz detalhes sobre a importância do manejo adequado, desde a obtenção ou produção das mudas, seu plantio na arborização urbana, até as melhores técnicas de poda e outras práticas possíveis.

Com tudo isso em mente, é regrada a gestão da arborização urbana no município, englobando a manutenção do banco de dados destas árvores e os programas de plantio e dos diferentes manejos realizados pela Equipe de Praças, Parques e Jardins (supressão, poda, destocamento e adequação de canteiros). 

Este planejamento trará enormes benefícios à população, pois o primeiro passo para uma arborização urbana de qualidade é a escolha adequada das espécies e dos locais para plantio. 

Além de diminuir conflitos e transtornos, o objetivo é embelezar a nossa cidade, incrementar a biodiversidade, trazendo benefícios à flora e fauna local, e trazer também maior qualidade de vida às pessoas, já que a arborização urbana é um bem de todos.

O Plano agrega ainda ações de Educação Ambiental junto a escolas e ao público em geral, e a capacitação dos servidores envolvidos no planejamento, licenciamento e também manejo da arborização urbana. 

A implantação do PDAU seria um marco para termos, novamente, uma CUIABÁ MAIS VERDE.

🌳🙏🙌🙏🌳

#diainternacionaldomeioambiente #meioambiente #arborização #arborizaçãourbana #cuiaba #projetocuiabamaisverde #ipes

Nenhum comentário:

Postar um comentário