7 de maio de 2021

INOVAÇÃO NO CAMPO: REM MT oferece capacitação para produção sustentável de pecuária leiteira para técnicos da Empaer e parceiros

 Eventos online contará com mais de 20 horas de capacitação com palestrantes que são referências nacional no tema

Marcio Camilo / Comunicação REM MT

Questões práticas para integrar florestas, pastagens e lavouras. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados na capacitação sobre "Produção Leiteira para Técnicos da Empaer e Parceiros". O evento, totalmente online, começa na próxima segunda-feira (10 de maio) e se estenderá até 21 de maio.

Ao todo serão duas semanas de capacitação em pecuária leiteira que contará com 10 módulos e mais de 20 horas de palestras. Os módulos contarão com os seguintes conteúdos: histórico da pecuária leiteira; diagnóstico das propriedades; análise do ciclo de carbono; diagnóstico de áreas degradas; arborização; conservação de solo e água; planejamento de forragens; planejamento de ILPF e IPF, e alimentação na seca para os bovinos leiteiros.

Já a segunda semana de capacitação contará com os conteúdos: planejar e manejar ordenha; tanque de resfriamento com foco na qualidade do leite; mineralização de bovinos leiteiros; manejos e prevenções de doenças de bovinos leiteiros; e gestão de propriedades leiteiras.

Para o treinamento, o REM MT disponibilizou até 500 vagas aos técnicos da EMPAER e técnicos parceiros. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas via formulário no seguinte link: https://forms.gle/gUYtmWooE9WgRA3W7

A capacitação é promovida pelo Subprograma de Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais do REM MT. Na ocasião, técnicos parceiros e extensionistas da Empaer-MT [Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural] terão oportunidade de aprender sobre o que há de mais novo de técnicas para orientar os agricultores familiares. Para capacitação, foram contratados 10 palestrantes que são referências nacional em produção sustentável de pecuária leiteira.

Marcos Balbino, coordenador do Subprograma de Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais do REM MT, explica que a capacitação foi pensada no sentido de aliar teoria e prática.

"A gente prezou conteúdos que levam a prática. Por exemplo, o técnico chega no sítio, avalia a realidade do lugar, e, a partir da capacitação, tem a noção exata de como vai aplicar as técnicas na propriedade, em como ele vai encaixar as tecnologias".

Balbino cita, por exemplo, a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) - sistema que será abordado em um dos módulos da capacitação. "É uma tecnologia mais sustentável. Na capacitação, o palestrante não vai só explanar o que é IPLF. Ele vai mostrar como que o técnico entra dentro da propriedade e aplica o sistema".

Balbino destaca que a produção de metano dos bovinos é um tipo de gás que impacta quatro vezes mais na atmosfera do que o CO2, por exemplo. Por isso, conforme ele, é crucial que o técnico saiba fazer uma simulação de balanço de carbono nas propriedades. Trata-se de um dos assuntos que também será abordado pelos palestrantes.

"A capacitação dará condições para o técnico olhar para a propriedade e saber o que está emitindo gás carbônico e o que está capturando. Isso é o que a gente chama de balanço de carbono. A pastagem captura o carbono, a floresta captura carbono... quanto mais ele [técnico] aumentar a eficiência dos pastos, das forrageiras, das florestas, em captar o carbono, ele anula esse efeito negativo que o bovino tem de emitir o metano na atmosfera", detalhou Balbino, que também é técnico extensionista da Empaer-MT.

Balbino ressaltou que a capacitação segue uma tradição de cursos oferecidos pela Embrapa e Seaf [Secretaria de Estado de Agricultura Familiar], que ao longo de uma década oferecem inovações técnicas aos extensionistas e técnicos parceiros para aplicarem junto aos produtores rurais. “Ela [capacitação] vem com essa pegada: de somar com o conhecimento que já foi disseminado ao longo desses anos”, reforçou.

Confira a programa completa AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário