4 de maio de 2021

Empresário cria sistema para irrigar árvores na calçada sem desperdício.

Irrigador caseiro foi implantado em 19 manacás-da-serra em Sertãozinho. 'É como se a árvore estivesse tomando soro constantemente', diz morador.

Do G1 Ribeirão e Franca
Empresário investe em sistema de irrigação para evitar desperdício de água (Foto: Jornal A Cidade)Empresário investe em sistema de irrigação para evitar desperdício de água (Foto: Jornal A Cidade)

A ideia de um empresário para o plantio de árvores em um período marcado pela falta d'água na região tem chamado a atenção dos moradores em Sertãozinho (SP). Waldir Celso Reis, de 59 anos, resolveu plantar 19 mudas de manacás-da-serra ao longo de uma calçada no bairro Jardim Alvorada.

O que atrai a curiosidade da população, no entanto, não é a planta em si, e sim o sistema de irrigação adotado pelo empresário. Com um gotejador acoplado em um galão de água de cinco litros, cada muda recebe uma quantidade de água suficiente para regá-la por três dias consecutivos. "É bem mais econômico do que se eu fosse aguar as mudas das árvores todos os dias", afirma.

A iniciativa de plantar as árvores veio da paixão que o empresário nutre por plantas. Reis conta que optou pela calçada do terreno onde ele mantém sua empresa de artefatos de cimento por ser um local pouco arborizado. "Não havia muitas árvores nas redondezas. Na minha fábrica, por exemplo, só existe um pequeno pomar. No intuito de preservar o meio ambiente, decidi plantar os manacás-da-serra", diz.

Para preservar as mudas, Reis colocou redes de proteção em volta das plantas. A partir daí, instalou junto a cada muda um galão de água de cinco litros com um gotejador regulável. "Optei pela irrigação com o gotejador porque o manacá é uma planta que requer muita umidade, principalmente no primeiro ano de vida. Com o gotejador, é possível regular o fluxo e a vazão da água. Brinco que o sistema fica semelhante a um soro de hospital. É como se a árvore estivesse tomando o soro constantemente", explica.

Manacás recebem água com frequência e sem desperdício em Sertãozinho, SP (Foto: Waldir Celso Reis/Arquivo pessoal)Manacás recebem água com frequência e sem
desperdício (Foto: Waldir Celso Reis)

O investimento para cada árvore - incluindo valor da muda, montagem da telas de proteção e o sistema de gotejamento - foi de R$ 250; o custo sem a muda cai para R$ 220.

Com pouco mais de um mês desde o plantio, as mudas já estão enraizadas. "Já caíram as folhas mais antigas e estão brotando outras. Está tudo indo muito bem", garante o empresário.

Para Reis, no entanto, o que mais chama a atenção da população não são as mudas das árvores, mas o sistema de irrigação. "As pessoas ficam admiradas de ver. É uma coisa tão simples, mas pessoas ficam surpresas ao verem esse sistema de irrigação. São muitos curiosos. Eles querem saber se fui eu quem fiz a armação das telas, se eu comprei, qual o preço, onde eles acham o gotejador para comprar. Não esperava essa repercussão toda", diz.

A partir da popularidade do sistema de irrigação, Reis pretende chamar a atenção das pessoas para plantar mais árvores e preservar o meio ambiente. "Acho que é uma iniciativa que acaba influenciando outras pessoas a plantarem. É uma forma de preservar a natureza. Espero que os Manacás fiquem famsos em Sertãozinho e que isso incentive outras pessoas a fazerem o mesmo", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário